Transferência de energia do NE para SE deve ser aprovada em reunião do CNPE
Governo pretende guardar água nos reservatórios e minimizar crise hídrica com produção das eólicas
SBT News
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) faz reunião extraordinária nesta 4ª feira (4.ago) para discutir a crise hídrica.
Os conselheiros devem aprovar estudo que flexibiliza a operação do sistema transferindo energia do Nordeste para o Sudeste, mantendo assim os níveis mínimos de segurança.
Segundo fontes ouvidas pelo SBT News, nessa época do ano as eólicas nordestinas estão com "altíssimo fator de capacidade" e a carga não é toda consumida na região " Há um excedente enorme, que está sendo enviado para o Sudeste, com o objetivo de guardar água nos reservatórios", afirmou.
Na última 5ª feira (22.jul), foi gerada quantidade recorde de 11.094 MW (megawatts) médios por meio dos ventos, no nordeste, e estes atenderam 102% da carga consumida na data na região, segundo comunicado emitido na 6ª feira (23.jul) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Além disso, nos últimos 12 meses, a fonte solar cresceu 63% no país e o governo zerou impostos de importação para equipamento utilizados na geração de energia solar e que a expansão energética "para os próximos 10 anos indica a necessidade de investimento da ordem de R$ 2,7 trilhões no setor de energia".
Leia também:
+ Escassez de chuva encarece conta de luz e alimentos no Brasil
+ Conta de luz fica ainda mais cara por reajuste anual em 14 Estados