Produção industrial cresce em maio após queda em abril, aponta CNI
Pesquisa mostra emprego sem queda por 11 meses consecutivos e maior otimismo entre os empresários
A produção industrial, que teve uma queda em abril, cresceu 52,8 pontos no mês de maio, representando o melhor resultado para o mês desde 2017. Os dados são da pesquisa Sondagem Industrial, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), baseada num índice que varia de 0 a 100, com linha de corte em 50 pontos.
Além da alta na produção industrial, o índice de evolução do número de empregados subiu para 51,1 pontos, se afastando da linha de 50 pontos, alcançando 11 meses consecutivos sem quedas.
A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) alcançou 70% em maio de 2021, após crescimento de dois pontos percentuais em relação a abril. A UCI se encontra 15 pontos percentuais acima da registrada em maio de 2020, que foi o primeiro mês de recuperação após a crise da primeira onda de covid-19. O percentual é o maior para o mês desde 2014, quando alcançou 71%.
O índice de estoque efetivo em relação ao planejado registrou 49,2 pontos em maio, um recuo de 0,4 ponto na comparação com abril. Ainda assim, o índice permanece relativamente próximo da linha de 50 pontos que indica que os estoques estão próximos ao planejado pelas empresas.