Faturamento da indústria cresceu 2,2% em março, diz pesquisa da CNI
Horas trabalhadas na produção e emprego também registraram aumentos no mês
O faturamento do setor industrial no país cresceu 2,2% no último mês de março, em comparação com fevereiro, segundo pesquisa divulgada nesta 2ª feira (10.mai) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O valor representa uma recuperação parcial da queda registrada pelo índice no segundo mês de 2021, de 3,6%.
Em comparação com o mesmo período de 2020, o faturamento aumentou 12,7% em março deste ano. No primeiro trimestre, houve alta então de 7,5%, ante número observado nos primeiros três meses do ano passado.
As horas trabalhadas na produção e o emprego também cresceram: 0,9% e 0,3% frente a fevereiro, respectivamente; e 10,7% e 2,1% frente a março de 2020. Segundo a CNI, os 0,3% configuram o oitavo aumento consecutivo na quantidade de postos de trabalho ocupados na indústria.
+ Banco Central abre consulta sobre Pix Saque e Pix Troco
A pesquisa mostra ainda que, de fevereiro para março, a massa salarial e o rendimento médio subiram 2,2% e 2,1%, respectivamente. Comparando com o terceiro mês do ano passado, porém, houve quedas de 4,6% e 6,5%. Em parte, diz a CNI, esses recuos são explicados pela quantidade de desligamentos registrada em março de 2020, quando teve início a pandemia.
Já em relação à Utilização da Capacidade Instalada (UCI) da indústria, o levantamento mostra um crescimento de 0,4 pontos percentuais no terceiro mês de 2021, frente ao segundo. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o aumento foi de 4,8 pontos percentuais. Dessa forma, a UCI encerrou março em 81,1%.
Veja também: