Publicidade
Economia

Tombo na economia pode ser menor que 5% este ano

Relatório do Banco Central mostra que estimativa do PIB cai pela primeira vez desde maio. Inflação em 2020 será maior

Imagem da noticia Tombo na economia pode ser menor que 5% este ano
Pessoas fazem compras em supermercado
• Atualizado em
Publicidade
Dados obtidos com mais de 100 instituições financeiras mostra que a previsão de queda do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro será de 4,81%. O número anterior indicava 5%.

O resultado foi mostrado no relatório Focus, do Banco Central (BC). Esta é a primeira vez desde maio que a expectativa de queda do PIB é reduzida. O percentual já chegou a ser de 6,6% em junho, momento mais crítico. O Fundo Monetário Internacional (FMI), porém, indica um tombo da economia brasileira de 5,8%, enquanto o Banco Mundial, 5,4%.

O PIB brasileiro caiu 2,5% no primeiro trimestre, e uma queda maior no segundo: 9,7% em relação aos três meses anteriores. É uma queda histórica, a maior já registrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pandemia do coronavírus colocou abaixo as economias da maioria dos países, indicando uma recessão completa. 

Inflação


O relatório do BC também projeta uma inflação maior em 2020. O percentual subiu de 2,65% para 2,99%. O número ainda está abaixo da meta do BC, de 4%. Em setembro, a inflação brasileira subiu 0,64%, por conta do aumento nos preços de gasolina e alimentos, como o arroz. Foi a maior taxa desde 2003 para setembro, e a maior de 2020.

A taxa básica de juros foi mantida em 2%, e a expectativa desta taxa até o fim do ano é de estabilidade. Para 2021, o número pode variar de 2,5% a 2,75% ao ano. 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade