Publicidade
Economia

Combustível, educação, alimentos e moradia pesam no custo de vida dos idosos

Pesquisa IPC-3i, que registra o custo de vida de pessoas com mais de 60 anos de idade aponta alta de 4% em 12 meses

Imagem da noticia Combustível, educação, alimentos e moradia pesam no custo de vida dos idosos
SBT News
• Atualizado em
Publicidade

Custo dos transportes pesou no bolso dos idosos. Gasolina subiu mais de 8%. Foto: ANPR

O custo de vida para o idoso ficou mais alto no mês de setembro. É o que aponta o Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i), que mede a variação da cesta de consumo das famílias com pessoas com mais de 60 anos de idade. Apenas no terceiro trimestre, alta foi de 1,93% e em 12 meses, subiu 4%.

O resultado fica acima da taxa acumulada pelo IPC-BR, que foi de 3,62% no mesmo período. No semestre anterior, o indicador tinha registrado queda de preços de 0,03%.

O custo com os transportes puxou os preços em 2,89% no trimestre. Isso foi provocado pelo aumento de 8,64% na gasolina. No semestre anterior, a mesma categoria de despesas havia tido deflação de 2,93%.Além disso, educação, leitura e recreação (4,65%), alimentos (2,74%), habitação (1,72%) e despesas diversas jogaram os custos da inflação dos idosos.  

Outros custos também tiveram recuo, como vestuário teve deflação de -0,44 para 0,73%, saúde e cuidados pessoais (0,90% para 0,44%) e comunicação que não teve variação em comparação ao último dado levantado (0,92%). 



 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade