Festival gratuito Virada Zen leva ioga, shows e meditação a parques de São Paulo
Com mais de 600 atividades, festival acontece de 18 a 26 de outubro e reúne atividades de saúde, arte e bem-estar

Paula Rodrigues
São Paulo vai se transformar em um grande palco de autocuidado e conexão entre os dias 18 e 26 de outubro, com a Virada Zen 2025, um festival 100% gratuito de bem-estar, arte e saúde mental que reunirá mais de 600 atividades distribuídas por parques, centros culturais e espaços públicos da capital.
Um retiro urbano gratuito em São Paulo
Aulas de ioga, meditação, palestras, oficinas, exposições, performances artísticas, rodas de conversa e shows fazem parte da programação.
A proposta do evento é descentralizar o acesso ao bem-estar, levando práticas e experiências a regiões centrais e periféricas da cidade. As atividades ocorrem em espaços como: Centro Cultural São Paulo (CCSP), Tendal da Lapa, Chácara do Jockey, Teatro Flávio Império, Trovadores Urbanos, Umapaz, além de centros de terapias e spas como Kurma Spa, Casa Sitah Ayurveda, Akueran, Canto da Alma e Humaniversidade.
Uma imersão criativa e sensorial
Em 2025, a Virada Zen chega à quarta edição reunindo uma rede de terapeutas, artistas e pensadores em torno de três pilares: consciência, conhecimento e conexão.
Segundo a idealizadora Mariana Amaral, o objetivo é oferecer um grande retiro urbano gratuito, capaz de transformar o indivíduo de dentro para fora, mostrando que até uma simples respiração pode melhorar a qualidade de vida.
"São Paulo reflete o Brasil. Os índices de ansiedade, burnout e depressão seguem alarmantes. Falar em saúde mental, física e emocional é, hoje, absolutamente necessário diante do aumento progressivo desses casos. Se quisermos mudar o rumo de uma sociedade cada vez mais exposta à violência e ao conflito, é preciso unir propósito e ação”, afirma a idealizadora da Virada Zen.
Entre os participantes estão: Monja Coen, Sri Prem Baba, Murilo Gun, Baby do Brasil, Black, Marcelo Jeneci, Mariana Aydar, Ekanta (mãe do DJ Alok), Arthur Veríssimo, Paulo Junqueira, Marcos Rojo, Regina Shakti e Bruna Lombardi.

Programação infantil e experiências para todos
O Zen Kids garante atividades voltadas às crianças e toda família: contação de histórias, teatrinho, ioga em grupo e vivências de arte.
Durante toda a semana, o público também poderá participar de jogos interativos, reiki, massagens, banhos de gelo e atividades ao ar livre em diversos pontos da cidade, como no Minhocão e até dentro de um trem da CPTM.

Abertura, destaques e encerramento
As atividades começam antes mesmo da abertura oficial do evento. O esquenta do festival acontece no dia 18 de outubro, com a experiência “Yoga nas Alturas”, no heliponto do CENU, que fica próximo à Berrini, e no Parque da Aclimação, com aula de “Ioga e Tambor”.

Durante a semana, o Centro Cultural São Paulo será o coração da programação, com o Fórum Bem-Viver. Haverá palestras e painéis com nomes como Monja Coen, Baby do Brasil e o médico e neurocientista Fábio Gabas.
Também haverá sessões do Cine Zen, exposições e peças como Sidarta e Afagos e Afins.
+ Brasil Game Show, maior feira de jogos da América Latina, chega a último dia em SP
+ Um desfile em movimento: Glória Coelho e Motiva levam São Paulo Fashion Week 2025 aos trilhos
O encerramento acontece no dia 26 de outubro, atrás do Auditório do Ibirapuera, com o Domingo no Parque Zen, um dia inteiro de celebração ao ar livre com:
- Aulas coletivas de ioga e meditação;
- Feira Zen e piquenique vegano;
- Danças circulares e massagens;
- Shows de Dani Black, Marcelo Jeneci e Mariana Aydar com a Orquestra Mundana Refugi;
- DJs, performances e práticas para toda a família.
Virada Zen 2025
QUANDO: De 18 a 26 de outubro ONDE: Diversos locais da cidade de São Paulo INGRESSOS: Gratuito (algumas atividades exigem credenciamento prévio) Acesse aqui a programação completa