Publicidade
Cultura

Doramas: o que são as produções asiáticas que viraram febre no Brasil

Ator sul-coreano encontrado morto foi o tema mais buscado entre brasileiros, grandes consumidores das séries asiáticas

Imagem da noticia Doramas: o que são as produções asiáticas que viraram febre no Brasil
Pôster de divulgação do dorama 'Meu Demônio Preferido' | Reprodução/Netflix
• Atualizado em
Publicidade

O ator sul-coreano Song Jae Rim foi o tema mais buscado no Brasil nesta terça-feira (12), segundo o Google Trends. Poucos brasileiros podem saber seu nome ou seu trabalho. Rim era estrela de doramas produzidos na Coreia do Sul como "A Lua Abraça o Sol" e "Queen Woo". Ele tinha 39 anos e foi encontrado morto em casa, sem sinais de crime, segundo a polícia local.

Nome de ator coreano de doramas encontrado morto foi o mais buscado no Brasil. | Reprodução/Google Trends
Nome de ator coreano de doramas encontrado morto foi o mais buscado no Brasil. | Reprodução/Google Trends

O fenômeno mostra como o formato ganhou popularidade entre os brasileiros. As buscas no Google por "dorama" começaram a crescer em 2019, com auge em 2023, ano em que a Academia Brasileira de Letras (ABL) reconheceu a palavra em seu dicionário oficial, com a seguinte definição: "obra audiovisual de ficção em formato de série, produzida no leste e sudeste da Ásia, de gêneros e temas diversos, em geral com elenco local e no idioma do país de origem". A instituição de 127 anos tem o costume semanal de apresentar e reconhecer palavras que estão circulando no país para seus seguidores.

+ "Ainda Estou Aqui" lidera bilheterias no Brasil e atrai mais de 350 mil pessoas aos cinemas na estreia

O que são doramas?

São séries sem "pegação" e muitas vezes com paixões platônicas – ou seja, nem sempre correspondidas – que têm conquistado muitos fãs no mundo todo. Enquanto as novelas brasileiras costumam ter mais ousadia e serem diárias, as produções asiáticas têm episódios semanais, menos personagens e mais foco em desenvolver bem os personagens e suas histórias. Às vezes, pode demorar vários episódios para o par principal dar as mãos. E até uma dezena de capítulos para sair um beijo.

E só pra ninguém errar: dorama não é um gênero, como romance ou terror, é um tipo de produção. E mesmo que sua origem esteja associada ao "drama", também abrange uma diversidade de gêneros cinematográficos tradicionais, como suspense e ficção científica.

Os doramas começaram a ser produzidos no Japão na década de 1950, mas hoje há produções de outras nacionalidades: c-dramas (da China), k-dramas (Coreia do Sul), t-dramas (Taiwan) e thai-dramas (Tailândia). O Brasil é um dos maiores consumidores dessas produções no mundo e, segundo estudo feito pela Netflix, entre 2019 e 2022, os brasileiros aderiram de vez aos doramas e o consumo aumentou em seis vezes. Só no primeiro semestre de 2023, pelo menos 16 doramas estavam entre as 10 produções mais assistidas no país, o que fez a empresa ampliar filmes e séries de produções asiáticas em seu catálogo.

Entre os doramas mais populares na Netflix estão:

  • Meu Demônio Favorito (2023)
  • Rainha das Lágrimas (2024)
  • Beleza Verdadeira (2020)
  • O Amor Volta para Casa (2024)
  • Médicos em Colapso (2024)

Já na plataforma Rakuten Viki, os mais assistidos são:

  • Conheça A Si Mesma (2023)
  • Individual Circumstances (2023)
  • O Ídolo Celestial (2023)
  • Nossa Juventude Florescente (2023)
  • A Caminho de Casa (2023)
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade