Berta Loran, atriz e comediante, morre aos 99 anos no Rio de Janeiro
Humorista estava internada em um hospital em Copacabana; ela completaria 100 anos em março de 2026

Caroline Vale
Isabella Antais
A atriz e comediante Berta Loran morreu na noite de domingo (28), aos 99 anos. Ela estava internada no Hospital Copa D'Or, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. A notícia foi divulgada nesta segunda-feira (29).
Em nota, o hospital confirmou a morte, prestou condolências aos amigos e fãs e disse que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes.
Berta completaria 100 anos em março do próximo ano. Nos últimos anos, vivia de forma reservada, sem contato com a imprensa.

Vida e carreira de Berta Loran
Nascida em 1926 em Varsóvia, na Polônia, Berta veio para o Brasil ainda na infância, quando sua família tentava escapar da perseguição nazista aos judeus na Europa. Ela, os pais e os cinco irmãos se estabeleceram no Rio de Janeiro.
A atriz ficou conhecida a partir dos anos 1960, ao integrar atrações de humor da televisão brasileira, como “Escolinha do Professor Raimundo” e “Zorra Total”. Ela também se destacou em novelas e filmes, como "Cordel Encantado" (2011), "Até que a Sorte nos Separe 2" (2013), "Jovens Polacas" (2019) e um dos mais recentes "Amarração do amor" (2021).
Em 2016, teve sua trajetória contada no livro "Berta Loran: 90 anos de humor". A obra foi escrita pelo produtor cultural João Luiz Azevedo. Inclusive, no aniversário de 99 anos da atriz, Luiz revelou em uma rede social que ela estava morando em Copacabana com uma cuidadora, cercada do carinho de amigos e familiares.