Homem com cepa indiana apresenta piora e é intubado no Maranhão
Internado desde 14 de maio, o paciente era tripulante de um navio vindo da Malásia
O indiano, de 54 anos, com sintomas da variante indiana do coronavírus, foi intubado neste sábado (22.mai), em um hospital de São Luís, após apresentar piora no quadro clínico. Internado desde 14 de maio, o paciente era tripulante do navio MV Shandong da Zhi, que chegou ao Brasil vindo da Malásia.
Além do indiano, estavam no navio mais 23 pessoas. Do total, nove testaram negativo para a covid-19 e 15 foram diagnosticadas com a doença. Entre os infectados, seis estão com a cepa indiana.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), cerca de 100 pessoas tiveram contato com os tripulantes infectados e, por isso, testes estão sendo feitos no hospital da capital maranhense, onde os pacientes foram atendidos.
Governo reage
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou neste sábado de uma reunião com o secretário de Saúde da capital paulista, Edson Aparecido, com o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD), e com técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para discutir meios de evitar o avanço da variante indiana -- B.1.617 -- do novo coronavírus e outras que possam surgir.
No encontro, realizado na forma de uma videoconferência, os participantes focaram-se em estratégias para evitar a entrada de novas linhagens do Sars-CoV-2 no Brasil por portos e aeroportos. Queiroga afirmou: "Sabemos que o caso com a cepa indiana foi detectado rapidamente, mas temos que manter o acompanhamento dos pacientes infectados e das pessoas que tiveram contato com eles, incluindo os profissionais de saúde que atenderam essas pessoas".