Comissão da Câmara aprova meia-entrada para mulheres em jogos de futebol
Benefício deverá corresponder a 50% do total de entradas da partida; texto ainda passará por duas comissões
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara aprovou, na segunda-feira (11), o projeto de lei que garante às mulheres o direito de pagar meia-entrada em jogos de futebol. Pelo texto, que ainda passará por duas comissões antes de ir ao plenário, o benefício deverá corresponder a 50% do total de ingressos disponíveis no jogo.
A legislação atual assegura o direito da meia-entrada em eventos esportivos a estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes. Com o projeto, mulheres também seriam incluídas nesta lista.
Para requerer o benefício, a pessoa deverá apresentar uma carteira de identidade ou outro documento em que conste sexo, nome social ou nome civil do adquirente do ingresso. Essa foi uma emenda adicionada ao texto, que, originalmente, exigia apenas a apresentação de um documento que comprovasse o sexo do comprador do ingresso.
“A percepção sociocultural de que o futebol é um esporte predominantemente masculino pode desencorajar meninas e mulheres de participar ou se interessar pelo esporte. Não raro as jogadoras e torcedoras podem enfrentar preconceito e discriminação”, disse a relatora do projeto, deputada Jack Rocha (PT-ES).
+ Chega a 134 número de assinaturas para acabar com escala 6x1
“Promover a redução em 50% do preço dos ingressos, como forma de ampliar a presença feminina nas arquibancadas dos estádios brasileiros, significa, também, valorização da modalidade de futebol feminino, visando mais reconhecimento e apoio às protagonistas do esporte. É uma política mais que justa e necessária”, concluiu ela.