PSOL pede cassação de Salles e Zucco após discussão na CPI do MST
Com citação a violência política contra mulheres, partido entrou com representação no Conselho de Ética
Lis Cappi
O PSOL entrou com um pedido de cassação de mandatos dos deputados Ricardo Salles (PL-SP) e Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS). O movimento veio após ações da também deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP). As representações citam violência política de gênero, uso de ameaças e intimidações.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O embate entre parlamentares se itensificou na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento Sem Terra (MST). Os três discutiram em reuniões do colegiado que tem Zucco como presidente e Salles como relator.
No pedido apresentado ao Conselho de Ética, o partido cita a possibilidade apresentada por Zucco de interromper a sessão, caso Sâmia continuasse falando. "Qual é o seu objetivo, deputada Sâmia? Quer que eu encerre a sessão? Fique calada e respeite os demais deputados", declarou.
A representação também acusa o deputado Zucco de "misoginia". De acordo com o PSOL, o presidente da comissão "deixou" o deputado General Girão (PL-RN) falar que respeita as mulheres porque são "responsáveis pela procriação e harmonia da família".
Além de declarações no colegiado, o pedido também cita publicações feitas em redes sociais pelo ex-ministro Ricardo Salles contra a deputada Sâmia. Os pedidos para cassação dos mandatos foi levado ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.