Senadora Soraya Thronicke deixa o União Brasil e se filia ao Podemos
Bancada do partido no Senado agora tem sete integrantes
A senadora Soraya Thronicke (MT), que foi candidata à Presidência da República no ano passado, se filiou ao Podemos na tarde desta 4ª feira (28.jun). A cerimônia foi realizada no Salão Azul do Senado, em Brasília.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Soraya deixou o União Brasil para se filiar à sigla presidida pela deputada federal Renata Abreu (SP). A parlamentar por Mato Grosso foi eleita senadora pelo União, em 2018, e, no ano passado, concorreu a presidente pela sigla; no primeiro turno, recebeu 600.955 votos, ficando em quinto lugar.
Na cerimônia de filiação, a nova integrante do Podemos disse que sai do União Brasil com gratidão e que espera levar sua "força" e sua "garra" para o novo partido. "Não venho sozinha, venho com todo um time que é muito caro para mim", pontuou.
Ainda segundo Soraya, a "importância" que Renata Abreu coloca na participação feminina nas decisões partidárias é bastante relevante.
Renata Abreu, por sua vez, disse que a filiação é "um momento muito especial" para o Podemos. "Para a gente é uma alegria ser a nossa voz feminina no Senado Federal, que precisava desse olhar humano, maternal".
A deputada pontuou também que ter uma mulher na bancada do partido "muito representa". "A gente sabe que a nossa luta para chegar até aqui não foi fácil. Muitas mulheres lutaram pelo nosso direito de votar e estarmos na política. Mas a baixa representatividade feminina só vai mudar quando mais mulheres decidirem ser candidatas e escolherem, sim, o caminho da política".
Renata prosseguiu: "A Soraya é uma mulher de muita coragem. Enfrentar uma candidatura à Presidência da República num ambiente polarizado demonstra a coragem, a ousadia dessa mulher, que deu voz ao sonho de muitas mulheres e homens que querem ser cuidados".
Ela agradeceu a nova integrante por ter escolhido o Podemos e estar na política. "A tua representatividade e a tua luta representam muito para a gente, não só enquanto dirigente partidária, mas enquanto cidadã brasileira, que quer e sonha muito com a igualdade nos espaços de poder que decidem o futuro dos nossos filhos".
Novos membros
Nas últimas semanas, se filiaram ao Podemos outros dois congressistas: o senadores Zequinha Marinho (PA) e Rodrigo Cunha (AL). Atualmente, a bancada do partido no Senado tem sete membros.