PSol apresenta projeto para acabar com a autonomia do Banco Central
Ao SBT News, deputado da sigla disse que intenção é que política econômica siga o governo eleito
SBT News
Em meio aos embates entre parte do governo e o Banco Central, o Partido Socialismo e Liberdade (PSol) apresentou, nesta 3ª feira (7.fev), um projeto para colocar fim à autonomia do Banco Central. A proposta também estabelece que o banco fique subordinado ao presidente da República.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ao SBT News, o deputado Chico Alencar (PSol-RJ), defende que a intenção é fazer com que as políticas do banco sejam alinhadas ao governo eleito, independente de quem seja. "Nós pedimos no projeto de Lei para reconstituir o Banco Central do Brasil, que cuida da nossa moeda, como órgão vinculado ao governo eleito pelo povo, sempre, qualquer que seja", declarou o parlamentar.
"Para nós, toda política econômica tem que ser exatamente isso que o nome diz, política econômica. E essa dos juros altos é uma concepção supostamente para segurar inflação corresponde a uma visão ultra neoliberal que foi derrotada nas urnas", defendeu Chico Alencar.
Mais cedo, o partido também protocolou um requerimento que pede o comparecimento de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, para prestar esclarecimentos no Plenário da Câmara dos Deputados. A proposta cita o erro relacionado à revisão da série histórica do fluxo cambial entre outubro de 2021 e dezembro de 2022. O pedido também cita apresentação de explicações relacionadas à condução da política monetária do BC.