PSol rejeita apoiar reeleição de Lira para presidência da Câmara
Líder do partido na Casa, deputada Sâmia Bomfim, anunciou que bancada não apoia recondução
O PSol confirmou que não apoiará a reeleição do deputado Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara dos Deputados. Em anúncio feito nesta 3ª feira (29.nov) pela líder da bancada, Sâmia Bomfim (SP), a sigla formalizou o indicativo que anunciava desde o resultado das últimas eleições: de oposição a Lira.
"A bancada do PSol se reuniu e definiu que não vai compor o bloco que pretende dar a reeleição e sustentação para o Arthur Lira na presidência da Câmara dos Deputados", declara Bomfim.
A deputada também afirma que no entendimento do partido, Lira foi um dos responsáveis "pela agenda bolsonarista no Brasil", e critica que o presidente da Câmara tenha ficado em silêncio ao longo de atos antidemocráticos.
"E, claro, foi o responsável pela instauração do funcionamento do Orçamento Secreto. Nós vamos buscar diálogos e articulações para uma alternativa à postulação da candidatura de Arthur Lira", conclui.
Movimento vai contra PT
Paralelo ao anúncio do PSol, o Partido dos Trabalhadores (PT) prepara apoio à recondução de Lira, confome deputados petistas afirmaram ao SBT News. A sinalização é de que o PT não vai se opor ao nome do atual presidente, tendo em vista o interesse na tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição na Câmara dos Deputados.
A possível negociação também pode alinhar com que Lira não interfira em articulações do governo Lula para o comando de comissões de destaque na Câmara, Como a de Constituição e Justiça (CCJ) e a Mista de Orçamento (CMO).