"Manifestos pela democracia são reações bem-vindas", diz Pacheco
Presidente do Senado destacou que qualquer declaração contra o sistema eleitoral merece reação
O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, afirmou que os manifestos em defesa da democracia brasileira são reações bem-vindas. Em pronunciamento na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na 2ª feira (8.ago), o parlamentar reforçou que as declarações são importantes para a preservação do Estado democrático de direito.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Considero manifestações muito bem-vindas, muito importantes de serem feitas, e repito: não é algo que seja direcionado A ou a B, tampouco que revele algum tipo de preferência eleitoral ou partidária, mas uma afirmação em defesa da democracia, da Constituição, em defesa do país", disse Pacheco.
Na fala, ele destacou que qualquer manifestação contra o Estado democrático e o sistema eleitoral merece uma reação da sociedade, o que vem sendo feito por meio de declarações e cartas. Alguns exemplos citados foram o Manifesto em Defesa da Democracia, divulgado pela OAB, e a carta em defesa do Estado Democrático de Direito, de autoria da USP.
+ Bolsonaro pede a banqueiros que reduzam taxas de juros de empréstimos
No último caso, o documento já reúne quase 800 mil adesões, incluindo a de candidatos à presidência da República. O texto, no entanto, é mal visto pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que, durante encontro com banqueiros na Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), voltou a frisar que as entidades devem julgá-lo por ações, e não por "assinar cartinhas".