Ministro da Justiça será ouvido na 4ª por comissão que investiga mortes no AM
Comissão externa para apurar crimes foi instalada nesta 2ª feira no Senado
Larissa Arantes
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, será ouvido na 4ª feira (22.jun) pelos senadores que fazem parte da comissão externa que investiga as mortes do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira. O colegiado foi instalado nesta 2ª feira (20.jun). Além do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) como presidente, Fabiano Contarato (PT-ES) foi escolhido como vice-presidente e Nelsinho Trad (PSD-MS) será o relator. Na 4ª, os parlamentares também pretendem ouvir representantes da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).
"Nós não podemos permitir nenhum juízo de prejulgamento antecipado para findar uma investigação sem esmiuçar todas as possibilidades possíveis, porque o que está acontecendo com as ONGs, com as pessoas que defendem o meio ambiente, com os povos indígenas e as comunidades tradicionais é muito grave, e já vem acontecendo desde o início do atual mandato do chefe do executivo", afirmou Contarato.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A audiência de 4ª feira será feita em conjunto com a comissão de Direitos Humanos, presidida pelo senador Humberto Costa (PT-PE). O parlamentar também participou da reunião da comissão que vai acompanhar as apurações no Amazonas. "Todas as informações que nos chegam são que é uma área dominada pelo narcotráfico transnacional, envolvendo Peru, que faz fronteira com a região, a própria Colômbia também", ressaltou Costa.