Semana no Congresso tem ICMS dos combustíveis e análise de vetos presidenciais
PLP 18/22 está na pauta do Senado desta 2ª feira e a sessão de vetos foi marcada para 3ª feira
A semana no Congresso começa nesta 2ª feira (13.jun) com a votação, no Senado, do projeto que limita o ICMS dos combustíveis. Além do Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/22, também foi incluída na pauta a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/22, que trata da competitividade dos biocombustíveis. A proposta faz parte do "pacote" voltado para os combustíveis anunciado pelo governo federal e detalhado pelo relator do PLP 18, senador Fernando Bezerra (MDB-CE), na semana passada. A PEC que permite a compensação aos estados por parte do governo federal ainda será incluída na pauta.
O PLP 18 limita a 17% a cobrança de ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, que incide sobre combustíveis, energia, transporte coletivo e telecomunicações. Os estados e municípios, no entanto, reivindicaram uma compensação pela perda de arrecadação e, com isso, a União anunciou que os governos estaduais serão ressarcidos por meio do abatimento das dívidas que têm com o governo. Aqueles que não se enquadrarem nessa situação, serão compensados com recursos da Cfem, da parte que cabe à União. A Cfem é a Contribuição Financeira pela Exploração Mineral.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Além da previsão de votação no Senado, na 3ª feira (14.jun) haverá análise de 20 vetos presidenciais. Dentre aqueles que serão votados por deputados e senadores, está o que barrou a Lei Aldir Blanc, que determinava repasses de R$3 bilhões por ano a estados e municípios para o setor cultural.