Publicidade
Congresso

ICMS dos combustíveis: relator deve se reunir com Pacheco e Guedes nesta 2ª

Senador Fernando Bezerra precisa apresentar seu relatório sobre o projeto que limita o imposto

Imagem da noticia ICMS dos combustíveis: relator deve se reunir com Pacheco e Guedes nesta 2ª
O relator do projeto que limita a alíquota do ICMS dos combustíveis, senador Fernando Bezerra (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)
• Atualizado em
Publicidade

O relator do projeto que limita o ICMS dos combustíveis, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), deve se reunir nesta segunda-feira (6.jun) com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Na semana passada, Bezerra havia dito que a intenção era votar o texto entre terça-feira (7.jun) ou quarta-feira (8.jun) no plenário do Senado. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A proposta que limita a 17% a alíquota do tributo que incide sobre o preço dos combustíveis, energia e outros setores foi aprovada pela Câmara e, agora, precisa do aval dos senadores. Os representantes dos estados, porém, alegam que o texto vai prejudicar o orçamento dos governadores.

Durante análise na Câmara, o relator, deputado Elmar Nascimento (União-BA), incluiu um gatilho que prevê que se os estados perderem mais de 5% em arrecadação em função da mudança, haverá uma compensação com o abatimento das dívidas com a União. A medida, no entanto, não agradou os representantes dos executivos estaduais e nem o governo federal. 

Além disso, também na semana passada, os secretários estaduais de Fazenda, que integram o Comsefaz, se reuniram com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça numa audiência de conciliação sobre a possibilidade de unificação das alíquotas de ICMS. Os presidente do Senado e da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), também participaram do encontro e ficou definido que será apresentada uma proposta consensual até o dia 14 de junho. 

Após a audiência, Pacheco destacou que "foi dado um passo inicial". "Eu não tenho dúvida que essa é a intenção da União e do governo federal, essa é a intenção também dos estados da federação e, inclusive, dos governadores do estado. Então, foi dado um passo inicial numa possibilidade de composição geral, encabeçada, repito, pelo ministro André Mendonça", discursou. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade