Propaganda enganosa deve ser combatida, aponta debate sobre fast food
Reunião abordou denúncias sobre lanches que levam o nome de carnes nobre e não contêm os ingredientes
Após a Comissão de Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) debater as denúncias de propaganda enganosa envolvendo lanches do McDonald's e Burger King, os parlamentares reforçaram a seriedade do tema e frisaram que o caso deve servir de exemplo para outras redes alimentícias. O requerente da audiência, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), também defendeu a transparência da publicidade.
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"Não estamos nos preocupando com um sanduíche, como muitos têm falado para nos criticar, mas atentos para o respeito à boa-fé dos cidadãos. Direitos que precisam ser respeitados e disso não abriremos mão", disse Trad durante o encontro. "O desrespeito ao consumidor, entregando um produto alimentício que não corresponde ao que foi divulgado, pode causar riscos e não podemos tratar o caso como um mero equívoco na campanha de divulgação", acrescentou.
O debate aconteceu alguns dias depois que ambos os restaurantes foram acusados de disseminar conteúdos enganosos na divulgação de lanches como "Mc Picanha" e "Whopper Costela". Neste caso, os sanduíches levam o nome das carnes nobres, mas não contêm os ingredientes, tendo apenas molhos aromatizantes na composição. Com a denúncia, o Procon do Distrito Federal, por exemplo, determinou a retirada dos produtos dos cardápios.
Apesar da acusação, os representantes das redes de fast food não compareceram à reunião, enviando apenas uma carta à comissão. Nas mensagens, a Arcos Dourados Comércio de Alimentos, franqueada do McDonald's no Brasil, e a franqueada do Burger King no país, BK Brasil, declaram que há transparência na publicidade dos produtos e que "não era a intenção das propagandas levar o consumidor a erro".
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Mediante a repercussão dos casos, a BK Brasil diz, na carta, ter repensado o nome do hambúrguer Whopper Costela, "mesmo não sendo tarefa singela". A Arcos Dourados, por sua vez, informa que decidiu suspender a comercialização dos novos Mc Picanha em todo o país, "prezando pela transparência e em respeito a todos os consumidores".