Comissão debate hoje propagandas do McDonald's e Burger King
Audiência tratará sobre lanches que levam o nome de carnes nobres, mas não contêm os ingredientes
SBT News
A Comissão de Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) debate, nesta 5ª feira (12.mai), as denúncias de propaganda enganosa na venda de sanduíches do McDonald's e Burger King. Na última semana, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) do Distrito Federal já havia determinado a retirada dos cardápios dos produtos vendidos pelas redes de fast food.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A audiência pública foi sugerida pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS) depois que ambos os restaurantes foram acusados de disseminar conteúdos enganosos na divulgação de lanches como "Mc Picanha" e "Whopper Costela". Neste caso, os sanduíches levam o nome das carnes nobres, mas não contêm os ingredientes, tendo apenas molhos aromatizantes na composição.
"Anunciar um produto de hambúrguer com picanha, e costela, e falar que nesses hambúrgueres só têm o cheiro da picanha ou da costela, isso é brincadeira com a população brasileira. Nós não podemos aceitar isso. Tem que ser esclarecido, tem que ser colocado em pratos limpos. Aqueles que induziram a um equívoco dessa natureza precisam ser responsabilizados", afirmou Trad.
+ Preço do Big Mac custa 2,5% do salário mínimo no Brasil
Foram convidados para a audiência pública representantes do Procon, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do blog Coma com os Olhos. Também estão convidados representantes do McDonald's e do Burger King.