Publicidade
Congresso

Randolfe apresenta pedido para nova CPI da Covid

Proposta ainda precisa do apoio de senadores; Renan saiu em defesa de uma nova comissão

Imagem da noticia Randolfe apresenta pedido para nova CPI da Covid
CPI da covid
• Atualizado em
Publicidade

A possibilidade de abertura de uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid foi levantada entre senadores nesta 3ª feira (11.jan). Um requerimento para uma nova investigação sobre a pandemia foi apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Para valer, ainda é necessário assinaturas de, ao menos, um terço dos senadores. Mas pouco após a divulgação, o relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), anunciou apoio à proposta.

+ Relatório da CPI confirma projeto de pensão para órfãos da covid

Como justificativa, o pedido da nova CPI aponta a nova onda de casos de covid-19, o avanço da variante Ômicron e o flurona - nome dado a coinfecção entre coronavírus e influenza. Também cita o apagão de dados oficiais do Ministério da Saúde e os ataques hackers aos sistemas da pasta, que interferiam no Conecte SUS.

O pedido ainda fala sobre a demora para inclusão de crianças no cronograma de vacinação contra a covid-19 e o passaporte da vacina. E questiona as medidas adotadas pelo governo federal, assim como investigações da Procuradoria-Geral da República (PGR).

"Não iremos assistir de braços cruzados a continuação da tragédia brasileira! Se a PGR não cumpre seu papel, o Senado vai cumprir. Não iremos ficar calados diante do aumento de casos de COVID-19, da disseminação da ômicron e a sabotagem da vacinação das crianças", disse Randolfe em rede social.

Renan também destacou pontos da justificativa da proposta e divulgou apoio a abertura da comissão. "Há fatos novos e determinados: boicote à vacinação infantil, apagão de dados no MS, tocado por um sabujo, além da explosão de casos. Bolsonaro é um delinquente reincidente. O Congresso está omisso diante do resgate do genocídio. Eles só respeitam CPI", escreveu.

Confira a íntegra do pedido de abertura da nova CPI:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade