CPI da Covid ouve nesta semana executivos e ex-secretário do DF
Agenda prevê oitivas de Emanuel Catori, Roberto Pereira Ramos Júnior e Francisco Araújo
SBT News
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia retoma os trabalhos na próxima 3ª feira (24.ago), com o depoimento de Emanuel Catori, sócio da farmacêutica Belcher. Além dele, outras duas pessoas serão ouvidas nesta semana.
A convocação de Catori foi requerida pelo vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O objetivo é que ele preste informações sobre as negociações para a venda da vacina chinesa Convidecia, do laboratório Cansino, intermediadas pela Belcher. Segundo Randolfe, o executivo "já fez transmissões on-line com [os empresários] Luciano Hang e Carlos Wizard para tratar da venda da vacina para o Brasil".
Na 4ª feira (25.ago), é esperado o depoimento de Roberto Pereira Ramos Júnior, presidente do FIB Bank. Autor do requerimento para a convocação de Ramos Júnior, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) argumenta que a Precisa Medicamentos teria apresentado uma carta de fiança irregular ao Ministério da Saúde durante as tratativas para a compra da vacina Covaxin. Tal documento teria sido feito pelo FIB Bank.
Já na 5ª feira (26.ago), presta depoimento o ex-secretário de Saúde do Distrito Federal Francisco Araújo, acusado de participar de um esquema de corrupção envolvendo a compra de testes rápidos. Araújo chegou a ser preso n Operação Falso Negativo. O requerimento para a convocação do ex-secretário foi apresentado por Eduardo Girão (Podemos-CE).