CPI irá quebrar sigilo de empresas, diz Omar Aziz
A primeira sessão após o recesso está marcada para 3 de agosto
SBT News
Omar Aziz (PSD-AM), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, afirmou, nesta 3ª feira (20.jul), que o colgiado votará a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telemático, quando voltarem do recesso, em agosto. A afirmação foi feita em vídeo divulgado, após reunião entre senadores e a equipe técnica que presta apoio à CPI.
Durante as duas semanas de recesso, núcleos criados pela diretoria da CPI investigarão as diferentes frentes discutidas ao longo dos três meses de trabalho.
"A palavra de ordem hoje é se aprofudar nas investigações, fazer a ligação entre empresas, pessoas e servidores para que a gente não cometer injustiças", afirma.
Inicialmente, os senadores apuravam possíveis erros e a existência de um gabinete paralelo, que teria estimulado a adoção de remédios ineficazes, como a cloroquina, e atrasado a compra de vacinas. Na próxima etapa, a investigação se dá principalmente em relação a possível corrupção envolvendo negociações com empresas intermediárias.
"E aquelas outras que nós já temos informações dentro da CPI estamos nos aprofundando. Então a palavra de ordem de hoje é se aprofundar nas investigações, fazer as ligações entre empresas, pessoas e servidores, para que a gente não cometa injustiça, não saia falando uma coisa que depois a gente não consiga provar", completou Aziz.
Durante esses três meses, já conseguimos recolher muitas informações que, com certeza, vão nos levar até a resposta que o Brasil todo quer saber: Por que não compramos as vacinas e por que chegamos ao número acima de 540 mil mortos pela Covid-19 no país? pic.twitter.com/5RQ7FBOpP4
? Omar Aziz (@OmarAzizSenador) July 20, 2021