Aziz rebate e diz que Nise Yamaguchi é quem vai responder à Justiça
Presidente da CPI da Covid falou ao SBT News sobre ação que médica protocolou contra membros da comissão
Soane Guerreiro
Em entrevista exclusiva ao SBT News, o presidente da CPI da Pandemia, Omar Aziz (PSD-AM), respondeu sobre a ação judicial que a médica Nise Yamaguchi moveu contra ele e contra outro membro da comissão parlamentar de inquérito, o Senado Otto Alencar (PSD-BA). Segundo o senador, a médica é quem irá responder à Justiça.
"A doutora Nise, desde o primeiro momento, defendeu o tratamento precoce. Eu acho que quem vai ter que responder para a justiça, primeiro para a justiça dos homens, depois para a justiça divina, será ela como médica que, com o protocolo que ela defendeu, levou à óbito muitos brasileiros", afirmou Aziz.
A médica depôs na CPI da Pandemia em 1º de junho, depois de ter sido citada como uma das integrantes de um suposto gabinete paralelo de aconselhamento ao presidente da república. Yamaguchi entrou com um processo pedindo reparação por danos morais, com indenização no valor de R$ 360 mil.
Em carta divulgada à imprensa no domingo, a médica disse ter sofrido humilhação, desrespeito e que teve, por diversas vezes, falas e raciocínios interrompidos. "São notórios e de conhecimento nacional o desrespeito e a humilhação por mim sofridos durante o depoimento prestado à CPI da pandemia
"Por diversas vezes, tive minhas falas e raciocínios interrompidos. Ignoraram meus argumentos e atribuíram a mim palavras que não pronunciei. Não foi por falta de conhecimento que deixei de reagir, mas, sim, por educação. Não iria alterar a minha essência para atender a nítidos interesses políticos", escreveu. Em outro trecho, a médica afirmou ter sido agredida em redes sociais.
Aziz, por sua vez, rebateu: "Eu não matei ninguém. Eu não prescrevi remédio errado para ninguém. Ela que vai ter que responder um processo muito grande. Espero que as [famílias das] vítimas que ela atendeu possam entrar com um processo pedindo indenização, porque ela é responsável pelas mortes dessas pessoas", destacou.
Depoimento na CPI
Durante o depoimento de Nise, o senador Otto Alencar (PSD-BA), que também é médico, fez vários questionamentos sobre o novo coronavírus. Ele chegou a perguntar sobre a diferença entre um vírus e um protozoário. Nise, então, respondeu que o primeiro tem um organismo celular e os vírus têm DNA ou RNA. E Otto rebateu: "Não é isso. Não é isso, não. A senhora não soube nem explicar o que é um vírus".
Nise Yamaguchi alegou que Omar Aziz se omitiu diante do desrespeito a ela. À nossa reportagem, o parlamentar respondeu: "Ela disse que eu fui omisso quando não interrompi o senador Otto, (ali) não era um homem discutindo com uma mulher, eram dois médicos divergentes", concluiu Aziz.