Publicidade
Congresso

CPI da Covid retoma audiências amanhã com Anvisa e Pfizer

Aquisição de vacinas e liberação da Sputnik V devem ser destaque nos próximos dias da Comissão

Imagem da noticia CPI da Covid retoma audiências amanhã com Anvisa e Pfizer
CPI da covid
• Atualizado em
Publicidade

Mais uma semana de depoimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia está prevista para começar nesta 3ª feira (11.mai). O tema que deverá predominar nas próximas sessões é a vacina. Isso porque a comissão vai escutar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a farmacêutica Pfizer, que tentou vender o imunizante ao Brasil em 2020, mas teve pedidos rejeitados pelo governo.

Já a  Comissão Temporária da Covid, que também funciona no Senado, vai receber três governadores: o da Bahia, Wellington Dias (PT); o do Maranhão Flávio Dino (PCdoB); e o do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB). Além do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), também presidente do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras.
O diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, será quem abrirá as oitivas de 3ª feira (11.mai). Entre os pontos que devem ser questionados à agência estão a liberação de uso emergencial para vacinas, com destaque à russa Sputnik V, que recentemente foi barrada pela Anvisa. A CPI também pediu que a agência apresentasse os registros das tratativas com a União Química, farmacêutica responsável pelo imunizante.


Os relatos sobre a vacina Pfizer começam na 4ª feira (12.mai), com a presença do ex-ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência Fábio Wajngarten. Ele deixou o governo em março. À época, disse que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello foi o responsável por acabar com negociações sobre o imunizante.
 

CPI da Covid em maio

A Comissão definiu o cronograma de trabalho para maio. Ainda neste mês estão previstos para serem ouvidos em audiências: os ministros da Economia, Paulo Guedes; das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França; e da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.
 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade