CPI da Covid retoma audiências amanhã com Anvisa e Pfizer
Aquisição de vacinas e liberação da Sputnik V devem ser destaque nos próximos dias da Comissão
SBT News
Mais uma semana de depoimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia está prevista para começar nesta 3ª feira (11.mai). O tema que deverá predominar nas próximas sessões é a vacina. Isso porque a comissão vai escutar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a farmacêutica Pfizer, que tentou vender o imunizante ao Brasil em 2020, mas teve pedidos rejeitados pelo governo.
Já a Comissão Temporária da Covid, que também funciona no Senado, vai receber três governadores: o da Bahia, Wellington Dias (PT); o do Maranhão Flávio Dino (PCdoB); e o do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB). Além do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), também presidente do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras.
O diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, será quem abrirá as oitivas de 3ª feira (11.mai). Entre os pontos que devem ser questionados à agência estão a liberação de uso emergencial para vacinas, com destaque à russa Sputnik V, que recentemente foi barrada pela Anvisa. A CPI também pediu que a agência apresentasse os registros das tratativas com a União Química, farmacêutica responsável pelo imunizante.
Os relatos sobre a vacina Pfizer começam na 4ª feira (12.mai), com a presença do ex-ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência Fábio Wajngarten. Ele deixou o governo em março. À época, disse que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello foi o responsável por acabar com negociações sobre o imunizante.
CPI da Covid em maio
A Comissão definiu o cronograma de trabalho para maio. Ainda neste mês estão previstos para serem ouvidos em audiências: os ministros da Economia, Paulo Guedes; das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França; e da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.