Bia Kicis é acusada de incitar crime no caso de PM morto em Salvador
Vice-presidente da Câmara disse que estímulo a motim é grave. Oposição acusa deputada de fake news
Luan Borges
Deputada @Biakicis a condição de paramentar não nos permite incitar o cometimento de crimes. A condição de presidente da CCJ, menos ainda. O respeito a hierarquia é elemento essencial para as PMs e um paramentar estimular motins é algo muito grave.
? Marcelo Ramos (@marceloramosam) March 29, 2021
Deputados da oposição também atacaram a mensagem de Bia Kicis. A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) classificou como crime as declarações.
"É inaceitável que a presidente da CCJ, que deveria ser um exemplo de respeito à Constituição, se sinta à vontade para espalhar notícias falsas", diz a nota. "Bia Kicis utilizou o fato de um PM em surto ser morto ao atacar colegas a tiros na Bahia para faturar politicamente com a tragédia (...) O limite do bom senso já foi superado há muito tempo e qualquer condescendência com as atitudes de Bia Kicis é cumplicidade com crimes."
O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) defendeu a expulsão de Bia Kicis da CCJ. "Esta deputada delinquente bolsonarista precisa ser expulsa da Comissão."
Bia Kicis Pres da CCJ da Camara,prega motim de PMs em Salvador.Após um PM da Bahia ter surtado e passado a atirar colocando em risco de vida centenas de pessoas,foi contido pela própria PM e morreu.Está deputada delinquente bolsonarista precisa ser expulsa da Comissão.Criminosa!
? Ivan Valente (@IvanValente) March 29, 2021
Já o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), defendeu uma reação imediata do Congresso Nacional. "Bia Kicis e demais deputados extremistas querem alimentar o caos usando a PM para provocar uma guerra com governadores e justificar o golpe."
Bia Kicis e demais deputados extremistas querem alimentar o caos usando a PM p/ provocar uma guerra com governadores e justificar o golpe. O Congresso Nacional precisa reagir imediatamente.
? Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) March 29, 2021
A deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse que a deputada terá que se explicar junto a Comissão: "É muito grave a postagem mentirosa da deputada Bia Kicis".
Muito grave postagem mentirosa da deputada Bia Kicis s/ motivo de morte do policial da Bahia. Como presidente da CCJ, principal Comissão da Câmara, ela tem de ter responsabilidade e compostura à frente de sua responsabilidade institucional. Terá de se explicar junto a Comissão
? Gleisi Hoffmann (@gleisi) March 29, 2021
O ex-candidato à presidência, Fernando Haddad (PT-SP), comparou Bia Kicis ao deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), preso após incitar o AI-5 e defender o fechamento do Supremo Tribunal Federal.
Bia Kicis cometeu um crime tão grave quanto Daniel Silveira. Deveria receber o mesmo tratamento. Democracia é um valor inegociável.
? Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) March 29, 2021
Kicis publicou uma mensagem dizendo que o policial foi morto por se recusar a prender trabalhadores e a não obedecer às ordens "ilegais", segundo a deputada, do governador Rui Costa Pimenta (PT-BA). Na mensagem, ela chamou o soldado de herói e afirmou: "Chega de cumprir ordem ilegal!".
O Código Penal Militar, no artigo 149, define pena de reclusão de 4 a 8 anos o motim contra ordens superiores, com aumento de pena de 8 a 20 anos caso os agentes estejam armados. Já a Lei de Segurança Nacional, no artigo 23, pune com reclusão de 1 a 4 para quem incitar a animosidade entre as Forças Armadas ou entre estas e as classes sociais ou as instituições civis.
Nesta 2ª feira (29.mar), Bia Kicis afirmou que reconhece a "fundamental hierarquia militar" e que apagou a publicação após a comoção. "Removi o post para aguardamos as investigações".
Nesta madrugada fui informada, de q o PM morto, em surto, havia atirado p/ o alto e foi baleado por https://t.co/haFx4dBvFR redes se comoveram e eu tb.Hoje cedo removi o post p/ aguardarmos as investigações. Inclusive diante do reconhecimento da fundamental hierarquia militar.
? Bia Kicis (@Biakicis) March 29, 2021
Assista à reportagem completa do SBT Brasil