TSE e associações de jornalismo lançam campanha contra mentiras nas eleições
"A mentira destrói seu voto" visa conscientizar e orientar o eleitor no enfrentamento das mentiras e da desinformação durante o processo eleitoral deste ano
SBT News
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em conjunto com 12 associações, como a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner), e o Projeto Comprova, do qual o SBT e SBT News fazem parte, lançou em Brasília (DF) uma série de ações para combater as mentiras durante as eleições municipais.
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A campanha "Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia", por exemplo, visa compartilhar informações para orientar o público sobre o papel do jornalismo perante a sociedade e, o funcionamento do processo eleitoral, ao mesmo tempo, conscientizar a população sobre os perigos da desinformação.
Além disso, a campanha, que tem o slogan “A mentira destrói seu voto”, também foi realizada em parceria com outras 11 associações e instituições relacionadas ao jornalismo profissional.
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A cerimônia, que aconteceu na terça-feira (6), contou com a participação dos ministros do TSE e do Supremo Tribunal Federal (STF), representantes da Polícia Federal, associações de jornalismo e representantes das plataformas de mídias sociais.
“Agradeço aos integrantes das áreas do conhecimento e, especialmente, ao jornalismo responsável, independente e forte do Brasil, que tem segurado, com tanta frequência e tanto empenho, a democracia no país, como foi nas últimas eleições de 2018, 2020 e 2022”, afirmou a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, ao lançar a iniciativa.
No mesmo evento foram lançadas duas cartilhas para jornalistas e eleitores com informações, perguntas e respostas sobre o processo eleitoral, que já estão disponíveis para download na internet.
O trabalho faz parte de um conjunto de solicitações da presidente do TSE, que pediu à Aner a colaboração para a produção das cartilhas de orientação.
A diretora-executiva da Aner, Regina Bucco, destacou a importância do desafio proposto pela ministra Cármen Lúcia e reforçou que “para combater a mentira, é preciso coragem”.
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“Essa campanha será divulgada nas redes sociais e objetiva colaborar com o combate à desinformação e a todas as formas de mentiras, durante o período eleitoral. Com lema 'jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia,' achamos que era necessário falar sobre mentiras e desinformação na linguagem de cada qual das linguagens mais costumeiras das diferentes regiões do Brasil”, afirmou a ministra Carmen Lucia.
Além disso, associações como Abert, Ajor, Alright, ANJ, Agência Lupa, Aos Fatos, Coar Notícias, Instituto Palavra Aberta e Projor também participam da campanha.
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