CONTEXTUALIZANDO: Confira as checagens do Comprova sobre às eleições municipais em quatro capitais
Projeto Comprova identifica, investiga e desmascara conteúdos suspeitos sobre as eleições. Se você recebeu conteúdo suspeito ou falso, desconfie
Neste domingo (27), acontece o segundo turno das eleições em 51 cidades brasileiras, das quais 15 ocorrem nas principais capitais. Diante desse cenário, o Comprova, projeto colaborativo contra a desinformação, reúne jornalistas de 42 empresas de comunicação de todo o país que identificam, investigam e desmascaram conteúdos suspeitos sobre as eleições.
Saiba mais:
>> Acesse o SBT Comprova
>> Acesse as últimas verificações no SBT News
>> Acesse as verificações e informações do SBT News De Fato
>> Leia as últimas notícias no portal SBT News
O objetivo é identificar e enfraquecer as sofisticadas técnicas de manipulação e disseminação de conteúdo enganoso que surgem em sites hiperpartidários, aplicativos de mensagens e redes sociais.
Por isso, o SBT e o SBT News, que fazem parte dessa parceria, trazem quatro verificações com informações checadas e apuradas, contextualizando fatos e informações viralizadas na internet sobre as campanhas dos candidatos às prefeituras e o processo eleitoral.
Confira abaixo as verificações em São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte e Rio de Janeiro:
CONTEXTUALIZANDO: Comprova investigou 16 ocorrências reunidas em vídeo viral sobre a gestão Nunes em São Paulo
Publicação insinua que um compilado de 16 vídeos mostraria explosões, assaltos, enchentes, apagões e chuvas na cidade de São Paulo durante a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
O Comprova analisou cada conteúdo e verificou que uma das imagens foi gravada no município de São Bernardo do Campo.
+ Clique aqui e confira mais informações sobre a verificação
CONTEXTUALIZANDO: Livro de prefeito de BH tem relato de estupro tirado do contexto em campanha de adversário
Um livro ficcional escrito em 2020 pelo prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Fuad Noman (PSD), está no centro do debate político da capital mineira e virou alvo de seu adversário Bruno Engler (PL) no segundo turno das eleições de 2024. No romance, são narradas duas cenas de estupro, uma delas de uma menina de 12 anos, que alega ter sido violentada. Por conta da autoria da obra, o opositor ao atual mandatário passou a acusá-lo de endossar “pedofilia” e escrever “pornografia”. O Comprova contextualiza o assunto e detalha como é a obra e em qual contexto foi escrita.
+ Clique aqui e confira mais informações sobre a verificação
CONTEXTUALIZANDO: Comlurb participa de distribuição de urnas no Rio de Janeiro desde 1996
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), da cidade do Rio de Janeiro, participa da distribuição das urnas eletrônicas desde 1996, quando foi firmado convênio com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ).
Um vídeo compartilhado mostra o trabalho dos garis e tenta pôr em dúvida o processo eleitoral. Não há, porém, qualquer comprovação de que o transporte feito pela Comlurb tenha relação com algum tipo de fraude.
+ Clique aqui e confira mais informações sobre a verificação
CONTEXTUALIZANDO: Análises de áudio apontado por André Fernandes como deepfake têm resultados divergentes
Áudio atribuído a André Fernandes (PL), deputado federal e candidato à Prefeitura de Fortaleza (CE), sob acusação de que o material foi elaborado por inteligência artificial (IA), apresenta resultados divergentes quanto à possibilidade de ter sido manipulado ou não.
No conteúdo, Fernandes diz, supostamente, que é preciso distribuir dinheiro a pastores e lideranças comunitárias depois de ser ultrapassado pela oposição em pesquisas para o segundo turno das eleições municipais de 2024. Ele acusa o adversário Evandro Leitão (PT) de ter utilizado deepfake para gerar o material.
Este ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou regra que pode levar à cassação do registro ou do mandato por uso irregular de IA. O Comprova contextualiza o caso e apresenta a análise de especialistas.
+ Clique aqui e confira mais informações sobre a verificação