Pai e filha se enfrentarão nas bilheterias com filmes de suspense
O consagrado diretor M. Night Shyamalan e a estreante Ishana lançam prévia de seus próximos filmes
O renomado diretor M. Night Shyamalan e a filha, Ishana Night Shyamalan, de 22 anos, uniram forças para lançar os trailers e cenas inéditas de seus próximos filmes, ambos mergulhando no gênero suspense que consagrou o pai. Os longas serão lançados em junho e agosto e prometem ser a melhor batalha de bilheteria das férias de verão dos Estados Unidos.
O SBT News foi o único meio de comunicação brasileiro presente em um evento especial de lançamento ("Summer of Shyamalan", verão de Shyamalan), que aconteceu em Hollywood, e conversou com pai e filha sobre as produções.
M. Night Shyamalan, conhecido por obras como "O Sexto Sentido" e "Fragmentado", já provou sua maestria em criar narrativas intrigantes com reviravoltas surpreendentes e mostrou em primeira mão aos jornalistas presentes o trailer de "Armadilha", estrelado por Josh Hartnett (Oppenheimer), Ariel Donoghue (Um Lobo Como Eu), Hayley Mills (A Roda do Tempo), Marnie McPhail (O Homem dos Sonhos), Vanessa Smythe (The Expanse) e Saleka Shyamalan (Tempo) e Saleka Shyamalan, também filha do cineasta. O longa estreia em 9 de agosto de 2024 nos cinemas dos Estados Unidos, sem confirmação ainda de data no Brasil.
No trailer, lançado mundialmente no último dia 18, o espectador já tem uma amostra da experiência que Shyamalan preparou para o público: um pai leva a filha para o show de uma cantora pop. Ao perceber uma movimentação estranha no local, descobre que todo o evento foi armado para capturar um serial killer.
"Tivemos que produzir um show ao mesmo tempo que produzíamos o filme. Era um show de verdade, completo. Então tive que realmente dirigir e criar tudo para esse espetáculo. É um show completo e real que você está vendo no fundo. E você sente isso quando está assistindo ao filme", adiantou o diretor em conversa com o SBT.
Herança cinematográfica em evidência
Nessa celebração de conexão entre pai e filha, Ishana que escreveu e dirigiu o filme mostrou um clip de abertura de "Os Observadores", com estreia internacional prevista a partir de 5 de junho de 2024, com distribuição mundial da Warner Bros. O trailer foi divulgado ao público nesta segunda, 22.
Ao SBT News a diretora contou que se inspirou em "A Bruxa de Blair" (1999) para fazer a sequência inicial da produção, que foi toda filmada na Irlanda em uma floresta real.
Baseado no romance homônimo de A.M. Shine, a trama conta a história de Mina, uma artista de 28 anos, que se perde em uma floresta. Quando Mina finalmente encontra abrigo, acaba presa ao lado de três estranhos que são vigiados e perseguidos por criaturas misteriosas.
No elenco estão Dakota Fanning (“Era uma Vez em Hollywood”), Georgina Campbell ( “Suspicion”), Oliver Finnegan (“Outlander’) e Olwen Fouere (“O Homem do Norte”’).
Veja o trailer:
O filme foi também produzido por M. Night Shyamalan.
"A gente trabalhou junto em outras produções como na série "Servent" (Apple TV+) e aí podemos ter uma mostra de como seria essa dinâmica de pai e filha no set e foi muito interessante. Nós dois nos importamos muito um pelo outro e consideramos muito esse relacionamento de dois artistas trabalhando juntos, sou muito sortuda", diz a jovem cineasta confessando o mar de expectativa e nervosismo ao redor do lançamento de seu primeiro filme como diretora e também o peso para os dois lados que acarretam essa escolha: a comparação e a cobrança de levar esse sobrenome.
"Eu sempre disse para as minhas filhas: se você está fazendo isso para se sentir validada, para ganhar dinheiro ou ser famosa, apenas não faça isso. Esse será o caminho garantido para a infelicidade e o mundo já tem muito disso do jeito que está. Mas, se você vê algo incrível neste universo, algo incrível neste mundo, através de sua forma de arte específica, então busque isso. Persiga isso e continue e então acho que todo o resto vai dar certo", contou M. Night Shyamalan.
Perguntamos como é esse equilíbrio entre crítica e apoio quando trabalha com as filhas.
"Eu nunca digo isso está bom ou ruim, não faço isso quando trabalho com profissionais, sejam minhas filhas ou não. Eu pergunto, qual foi sua intenção com essa cena e eles dirão. Eu digo se senti isso ou não. Assim vamos tentando juntos e caso não sinta o que querem passar, tento despertar deles o que querem com a cena e irem tentando, dando chances para fazerem o que quiserem. Porque se falar faça isso ou aquilo, você tira a voz deles, isso é um grande cuidado que você tem que ter. Venha com amor, fique ao lado deles e olhe para onde eles estão olhando", diz o cineasta.