Oscar 2024: Christopher Nolan, de "Oppenheimer", vence prêmio de melhor direção
Cineasta inglês de "Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) e "A Origem" (2010) superou concorrência de nomes como o veterano Martin Scorsese
Felipe Moraes
O cineasta Christopher Nolan, do filme "Oppenheimer", venceu o prêmio de melhor direção no Oscar 2024, em cerimônia realizada neste domingo (10).
O cineasta inglês, conhecido por sucessos como "Batman: Cavaleiro das Trevas" (2008), "A Origem" (2010) e "Interestelar" (2014), era favorito ao prêmio com a cinebiografia sobre o criador da bomba atômica e superou a concorrência de nomes como Martin Scorsese, de "Assassinos da Lua das Flores".
Finalmente oscarizado
Aos 53 anos, Nolan finalmente conquistou o prêmio máximo da indústria de cinema de Hollywood.
Contando as três indicações recebidas por "Oppenheimer" (filme, direção e roteiro adaptado), o cineasta soma, ao todo, oito nomeações ao Oscar: duas (filme e direção) por "Dunkirk" (2017), duas (filme e roteiro original) por "A Origem" (2010) e uma de roteiro original por "Amnésia" (2000).
Na atual temporada de premiações, vitórias em eventos como Globo de Ouro, Bafta (o "Oscar britânico), Critics Choice e DGA Awards, do Sindicato dos Diretores, credenciaram Nolan à estatueta na categoria de direção.