"Harold e o Lápis Mágico": Brasileiro indicado ao Oscar lança aventura mágica para crianças
Novo filme de Carlos Saldanha mistura animação com atores e já está nos cinemas
O que você desenharia se tivesse um lápis mágico capaz de transformar seus traços em realidade? A imaginação, é ela que faz as crianças sonharem em "Harold e o Lápis Mágico", que já está nos cinemas brasileiros. Esse é o primeiro filme em live-action dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, que já teve duas indicações ao Oscar e dirigiu filmes como "Rio", "A Era do Gelo" e "O Touro Ferdinando". O SBT News fez uma entrevista exclusiva com o cineasta.
Um menino que vivia nos livros e que abre um portal para o nosso mundo. O filme é inspirado em um clássico da literatura norte-americana, lançado em 1955 e que depois de quase 70 anos não deixou de ser atual.
Carlos Saldanha juntou seus poderes da animação e trouxe atores como Zachary Levi e Zooey Deschanel.
"Animação e efeito especial é o meu mundo, eu me divirto muito. Mas tentar coordenar esse mundo de atores, de cena, câmera, luz e todas essas etapas, foi uma novidade para mim. Eu sempre trabalhei com os atores, mas eles nunca precisaram se mostrar na cena. Eu precisava da voz e da atuação deles, mas dessa vez eu precisava de tudo. Eu precisava dos detalhes do cabelo, do olho, do falar, do andar. Então para mim foi uma experiência muito interessante. Na animação eu tenho o controle, aqui não. Como orquestrar esses atores dentro de uma cena, foi para mim um dos maiores desafios", nos contou Saldanha.
Com um lápis na mão e mil ideias na cabeça, o menino nos leva a um mundo da imaginação. E, claro, que a gente viaja na magia do que faria se tivesse essa espécie de varinha mágica.
Acho que se eu tivesse esse lápis, eu acho que eu usaria para tentar ajudar as pessoas trazendo felicidade, trazendo um alento. O nosso super poder, na verdade, é o filme. Espero que ele seja um pouco desse lápis mágico, que traga esse sentimento para as pessoas", diz o diretor.
Assista à entrevista na íntegra no vídeo.