Voluntários mostram itens "bizarros" e estragados que são doados para o RS
Fantasia de presidiário, algema de pelúcia de sex shop e sapatos rasgados estão entre os itens; doações de roupa foram suspensas pelos Correios
Nas últimas semanas, voluntários que estão ajudando nas campanhas de arrecadação de doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul têm mostrado pelas redes sociais alguns itens "bizarros" e estragados que estão entre os donativos.
A últimas delas foi Renata Protta. Em vídeo publicado em seu Instagram, ela vai passando por alguns itens que considera como "bizarrices": fantasia de presidiário, algema de sex shop de pelúcia, acessórios para vaquejada, árvore de natal, colar havaiano, mala de senha, cartão de plano de saúde e puxa saco mofado.
“Seria engraçado se não fosse trágico", escreveu a voluntária na publicação.
Angélica Moraes, que também está ajudando na triagem dos donativos, publicou um vídeo mostrando diversos sapatos estragados que encontrou.
“A arrecadação para a tragédia no Rio Grande do Sul não é uma oportunidade para você se desfazer do seu lixo”, avisa a jovem. “As pessoas não se davam ao trabalho nem de limpar as doações delas, lá o pessoal não tem nem água potável, como eles vão limpar as coisas”, disse
Doações de roupas foram suspensas pelos Correios
No último dia 16 de maio, os Correios suspenderam temporariamente o recebimento de peças de vestuário doadas para o Rio Grande do Sul e pediu para a população priorizar as doações de água, alimentos, ração para animais, material de limpeza e higiene.
Segundo a empresa, cerca de 11 mil toneladas de doações já foram recebidas, mas peças de vestuário representam 70% dessas doações. Após consulta com a Defesa Civil, a empresa pede que a população priorize outros itens como água, fraldas, higiene pessoal, cestas básicas.
SBT do Bem
No último domingo (19), o SBT lançou oficialmente a campanha "Juntos pelo Rio Grande do Sul", para arrecadação de produtos essenciais para os afetados pelas enchentes no Sul do país. Para saber todos os pontos de entrega e os itens prioritários para as vítimas neste momento, acesse o site do SBT do Bem.