Virada de ano aquece mercado de ervas para simpatias em busca de prosperidade
Mercado Ver-o-Peso, em Belém, é ponto obrigatório para quem procura um "banho de cheiro" para atrair "boas energias"
SBT Brasil
Entrar em um novo ano envolve diversos rituais: pular ondas, comer uvas, lentilha, colocar dinheiro no sapato. Em Belém, capital do Pará, as ervas medicinais se juntam a essa tradição popular.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Quem é turista, tem familiares no Pará ou está de passagem também aproveitou o espírito de renovação dessa época do ano para conhecer ou cumprir as simpatias que levam embora as coisas ruins e atraem prosperidade.
"É uma experiência transformadora. Já tomei o meu banho, estou preparada para um 2024 cheio de prosperidade", afirmou a jornalista Isis Drumond, que visitou o mercado.
O setor das ervas do Ver-o-Peso, maior feira livre da América Latina, aquece neste período do ano quando as pessoas estão buscando renovar as energias para atrair coisas boas. As defumações e os banhos de cheiro são os mais procurados.
Os consumidores vão atrás das ervas amazônicas usadas em banhos e para defumar a casa. Eles acreditam que, com estas ações, 2024 tem tudo para dar certo.
Dona Iracilda é erveira há 45 anos no Mercado Ver-o-Peso. Ela conta que os banhos misturam ervas medicinais e que tanto na hora do uso como no preparo é importante manter o pensamento positivo. "Temos o banho de limpeza e o atrativo, que é para a virada do Ano Novo."
Para completar o ritual e afastar inveja, doenças e maus presságios e atrair saúde, dinheiro e prosperidade para dentro de casa, é importante fazer defumação. Dona Edileia, erveira há 41 anos no Ver-o-Peso, explica como funciona. "Depois do banho, você descasa e coloca para acender e vem defumando, de dentro para a fora, quintal, cozinha, quarto, varanda da casa, antes da meia-noite, para tirar toda energia negativa, inveja, mal olhado, virose."