Vídeo: simulação da Nasa mostra 'mergulho' em buraco negro
Agência espacial norte-americana comemora a "Semana do Buraco Negro" e compartilhou o vídeo feito em um supercomputador
Você já se perguntou o que acontece quando você cai em um buraco negro? Agora, graças a uma nova visualização imersiva produzida num supercomputador da Nasa, os espectadores podem mergulhar no horizonte de eventos, o ponto sem retorno de um buraco negro.
A viagem foi criada pelo astrofísico Jeremy Schnittman, do Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland, que criou as visualizações. Para isso, ele se uniu ao colega cientista Goddard Brian Powell e usou o supercomputador Discover no Centro de Simulação Climática da Nasa.
O projeto gerou cerca de 10 terabytes de dados — equivalente à cerca de metade do conteúdo de texto estimado na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos — e levou cerca de cinco dias para ser executado em apenas 0,3% dos 129.000 processadores do Discover. A mesma façanha levaria mais de uma década em um laptop típico.
O destino é um buraco negro supermassivo com 4,3 milhões de vezes a massa do nosso Sol, equivalente ao monstro localizado no centro da nossa galáxia, a Via Láctea.