Vídeo de macaco caminhando em praia do Pará surpreende turistas e especialistas
Registro raro mostra um coatá-da-testa-branca andando sobre dois pés na região da Floresta Nacional do Tapajós, em Belterra

Ronaldo Gillet
Um vídeo gravado em uma praia do Pará fez sucesso nas redes sociais ao mostrar um macaco caminhando sobre dois pés, como se fosse um ser humano. O flagrante ocorreu na Floresta Nacional do Tapajós, em Belterra, no oeste do estado.
O animal é um macaco-aranha da espécie coatá-da-testa-branca. De porte médio, pode chegar a 60 centímetros e vive na Amazônia brasileira, sendo também encontrado no Suriname, na Guiana e na Guiana Francesa.
+ Filhote de gato-do-mato raro é resgatado em Santa Catarina; veja imagens
Nas imagens, o primata aparece interagindo com turistas na areia, comportamento incomum para a espécie, que normalmente se mantém no alto das árvores e usa braços, pernas e cauda ao mesmo tempo para se locomover.
O professor Frederico Ozanam, da Universidade Federal Rural da Amazônia, explicou que essa aproximação ocorre em áreas de maior proteção ambiental, onde os animais não associam os humanos a uma ameaça. “Ele chega, se aproxima sem muito medo das pessoas, sobe no barco, e a partir daí tenta uma interação com o ser humano, que não é comum na espécie”, afirmou.
Segundo o ICMBio, a orientação é clara: não interagir com animais silvestres, mesmo que pareçam inofensivos. O contato pode gerar risco de reações inesperadas, transmissão de doenças e até estimular o turismo predatório na região.
O coatá-da-testa-branca é uma espécie ameaçada de extinção. “A proteção deles maior é quanto mais distante do ser humano, melhor para eles”, afirma o professor.