Vídeo: Cachorros resgatados se divertem ao ganhar pelúcias em abrigo no RS
Registro foi feito por uma voluntária do Abrigo Campos Sales-Scharlau, em São Leopoldo; Ela pede mais doações
Mesmo em meio a tanta incerteza, os gaúchos — e os brasileiros — continuam mostrando que o ser humano não perde a capacidade de pensar no próximo, seja ele um familiar, um vizinho, um desconhecido ou um bichinho de estimação. Essa solidariedade tem produzido imagens comoventes durante a catástrofe climática que atinge o Rio Grande do Sul.
Foi o caso no Abrigo Campos Sales, no município de São Leopoldo, onde vários cachorros estão à espera de seus donos ou futuros tutores. Os animais foram presenteados com bichinhos de pelúcia e não conseguiram conter a animação enquanto se divertiam nas caminhas improvisadas.
O flagrante foi feito por uma das coordenadoras do abrigo, a corretora de imóveis Josiane Zimmer Leal. Em seu Instagram, ela contou que os brinquedos foram doados.
A responsável pela doação foi a auxiliar médica veterinária Maitê Moraes, de Dois Irmãos, cidade também afetada pelas enchentes. Ela é voluntária no abrigo e contou ao SBT News que teve a ideia de doar as pelúcias ao ver o estresse dos animais, que, por conta da chuva, muitas vezes não podem sair para passear.
"Eu queria um jeito de entreter esses bichos e aí lembrei que eu tinha muitos ursinhos na minha casa — meus ursinhos. ", contou. "Eu sempre pensava que iria deixar para os meus filhos, mas, enfim, Deus falou comigo naquele momento e falou 'é para os animais'. E aí cheguei em casa naquele mesmo dia, separei os ursos".
O vídeo com a reação dos animais ao receber as pelúcias viralizou desde então e provocou mais uma onda de demonstrações de solidariedade. Para Maitê essa é a parte mais gratificante: incentivar as pessoas a ajudarem e trazer felicidade para os animais resgatados.
"Esse é o objetivo: tornar eles mais felizes. Muitos estão tristes, à procura do dono, não entendendo o que está acontecendo, é bem complicado. A gente precisa muito de voluntariado, quanto mais voluntário melhor", comentou.
Ainda segundo a voluntária, as doações precisam continuar. Apesar de terem ração hoje, o abrigo dependente exclusivamente da solidariedade das pessoas.
Segundo o último boletim da Defesa Civil do estado, 11.427 animais foram resgatados das enchentes.
Saiba como ajudar
Interessados em doar para o Abrigo Campos Sales - Scharlau, podem encaminhar rações, medicamentos, brinquedos, caminhas, coleiras para o endereço Avenida Vereador Adão Rodrigues de Oliveira, 2124, em Novo Hamburgo (RS). Umas das coordenadoras do abrigo, Josiane Zimmer também está recebendo doações por PIX para a conta CPF: 02371742007
O SBT News também separou uma lista de locais que estão recebendo doações para as vítimas no Rio Grande do Sul. Confira:
- O governo do Rio Grande do Sul ativou uma chave PIX para doações em dinheiro para ajudar as vítimas das enchentes no estado. Para isso envie o PIX para a conta SOS Rio Grande do Sul — CNPJ: 92.958.800/0001-38 - Associação dos Bancos No Estado do Rio Grande do Sul ou Banco do Estado do Rio Grande do Sul (as duas opções podem aparecer).
- A Defesa Civil de Porto Alegre estabeleceu locais para receber doações, como colchões, roupas, calçados, produtos de higiene e limpeza, água e copos descartáveis. Para animais de estimação, a autoridade está recebendo casinhas, cama, coleira, guia, gradil e ração. Para saber como fazer o envio ou se informar sobre os locais de coleta, acesse o site da prefeitura.
- A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul abriu inscrições para um banco de voluntários que possam atuar nas cidades afetadas pela chuva. Para isso, basta o interessado indicar a área de interesse e a carga horária disponível no site aberto pelo governo gaúcho. Os interessados devem acessar o formulário disponível no site da secretaria.
- Para doar sangue, a Secretaria da Saúde gaúcha pede que o interessado se dirija ao hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, na avenida Bento Gonçalves, 3722, no Partenon, em Porto Alegre, para ajudar no abastecimento do estoque de sangue para ajudar as vítimas mais graves das chuvas. Há urgência para todos os tipos de sangue e os doadores devem seguir as orientações de segurança em alagamentos e inundações.
- O site Para Quem Doar centraliza diversas iniciativas de ajuda aos necessitados atingidos pelas chuvas no RS.
- O MST (Movimento Sem Terra) também realiza ações para mitigar situação de famílias atingidas pela enchente no RS. As doações para a Campanha de Solidariedade Sem Terra ao Rio Grande do Sul podem ser feitas por meio do site Apoia.se para doações internacionais e via Pix para doações nacionais.
- A cidade de Taquara pede que os itens doados sejam enviados à Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, na Rua Guilherme Lahm, 947 ou também via PIX, pela chave com número de telefone 51996654645, em nome de Rotary Club de Taquara, que fará a gestão dos recursos para ajudar as vítimas.
Outros Estados
O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil abriram ponto de arrecadação na avenida Marechal Tito Guedes, 301, no Jaguaré, das 8h às 17h.
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná iniciou a campanha SOS RS para arrecadar alimentos e produtos de limpeza para as regiões atingidas. Todos os quartéis receberão alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza. Para saber os locais, basta acessar o site do bombeiros do Paraná.
Em Santa Catarina, a Prefeitura de Florianópolis, pela Secretaria Municipal do Continente, que fica na rua João Evangelista da Costa, 781, em Capoeiras, e a Fundação Somar, Rua Padre Lourenço R. de Andrade, 180 – Santo Antônio de Lisboa, pedem a ajuda da população com doações de mantimentos e produtos de limpeza para ajudar os gaúchos. Basta se dirigir aos endereços e levar a ajuda.
As 26 unidades operacionais e sete delegacias da Polícia Rodoviária Federal no Estado de Santa Catarina também estão coletando doações, que serão enviadas à Defesa Civil gaúcha.
As agências dos Correios em todo o Brasil recebem doações para as vítimas das chuvas. O transporte será gratuito sem custo aos doadores. Para mais informações sobre o funcionamento basta entrar em contato no número 0800 725 0100, de segunda a sexta, das 8h às 20h e, aos sábados, das 8h às 14h.
A Força Aérea Brasileira (FAB) abre as bases aéreas do Rio de Janeiro, de Brasília e em São Paulo para receber as doações das vítimas no Rio Grande do Sul. As doações serão levadas em aviões de grande porte rumo à base aérea de Canoas (RS). As doações podem ser feitas entre 8h e 18h nos endereços: Base Aérea de Brasília, Área Militar do Aeroporto Internacional de Brasília; na Base Aérea de São Paulo o local é no Portão G1 – Av. Monteiro Lobato, 6365, em Guarulhos (SP) ou Portão G3 (Acesso pelo Aeroporto); e na Base Aérea do Galeão, que fica na Estrada do Galeão S/N, no Rio de Janeiro (RJ).