Brasil

Unilever denunciou contaminação em produtos da Ypê à Anvisa meses antes de suspensão

Primeira denúncia feita pela empresa aconteceu em 2025; Anvisa afirma que já havia fiscalização previamente estabelecida para abril

Avatar de SBT News
SBT News
15/05/2026, 00:42 • Atualizado em 15/05/2026, 00:42
compartilhar
Unilever denunciou contaminação em produtos da Ypê à Anvisa meses antes de suspensão | Divulgação/Ypê

Unilever denunciou contaminação em produtos da Ypê à Anvisa meses antes de suspensão | Divulgação/Ypê

A Unilever, dona de marcas como Omo, Confort e Cif, denunciou a contaminação microbiológica em produtos da Ypê à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em outubro de 2025 e março de 2026, meses antes da suspensão determinada pela agência.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Segundo a Anvisa, após denúncias como essa "é feita uma avaliação técnica, que leva em consideração possíveis provas materiais, seguida de demais ações de vigilância".

A agência informa ainda que já havia uma fiscalização previamente estabelecida para abril de 2026, em parceria com o Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo e o serviço municipal de vigilância de Amparo, no interior de São Paulo, onde fica a Química Amparo, fábrica responsável pelos produtos da Ypê contaminados.

Produtos Ypê estão liberados?

A Anvisa adiou na quarta-feira (13) a avaliação do recurso apresentado pela Química Amparo, que suspendeu a proibição da fabricação e venda de lotes de produtos por risco de contaminação microbiológica. A agência se reunirá novamente para tratar da pauta na sexta-feira (15).

Apesar do efeito suspensivo, a Anvisa mantém a avaliação técnica de risco sanitário sobre produtos de limpeza da marca Ypê e recomenda que "os consumidores não usem os produtos indicados, por segurança".

Leia mais

Ver tudo
Imagem da notícia: Idosa morre após ambulância bater em poste em São Paulo

Idosa morre após ambulância bater em poste em São Paulo

Imagem da notícia: Ponte nova de R$ 36 milhões desaba no interior do Acre

Ponte nova de R$ 36 milhões desaba no interior do Acre

Imagem da notícia: EUA atacam radares no Irã e abatem drones em Ormuz

EUA atacam radares no Irã e abatem drones em Ormuz

Imagem da notícia: Fifa libera entrada com garrafa de água nos estádios da Copa

Fifa libera entrada com garrafa de água nos estádios da Copa

Imagem da notícia: Idosa morre após ambulância bater em poste em São Paulo

Idosa morre após ambulância bater em poste em São Paulo

Imagem da notícia: Ponte nova de R$ 36 milhões desaba no interior do Acre

Ponte nova de R$ 36 milhões desaba no interior do Acre

Imagem da notícia: EUA atacam radares no Irã e abatem drones em Ormuz

EUA atacam radares no Irã e abatem drones em Ormuz

Imagem da notícia: Fifa libera entrada com garrafa de água nos estádios da Copa

Fifa libera entrada com garrafa de água nos estádios da Copa

Últimas notícias

Governo prorroga prazo de inscrição do Enem 2026

Estudantes e egressos ganham mais uma semana para garantir participação no principal exame de acesso ao ensino superior do país

Defesa de Robinho tenta facilitar progressão de pena

Advogados pedem que STF afaste regra de crime hediondo em condenação por estupro na Itália

Dezenas de pessoas morrem de sede no deserto do Saara

Tragédia ocorreu após caminhão que transportava cidadãos nigerianos quebrar em uma área remota perto das fronteiras do Mali e da Argélia

Lula sanciona Lei que garante renovação automática da CNH

Legislação alcança apenas os bons condutores, sem infrações nos últimos 12 meses

Paramount e Warner: Fusão pode ter novo desafio nos EUA

Com governo Trump menos rigoroso, autoridades estaduais buscam ampliar atuação na fiscalização da concorrência

Bolsonaro segue em recuperação e tem crises de soluços

Ex-presidente se encontra no 35º dia após cirurgia no ombro direito e permanece em prisão domiciliar por motivos de saúde, segundo boletim médico