Túnel Santos-Guarujá: empresa portuguesa Mota-Engil vence leilão de projeto submerso
Companhia apresentou o maior percentual de desconto sobre a contraprestação que será paga pelo Governo de São Paulo

Agência SBT
A empresa portuguesa Mota-Engil Latam venceu, nesta sexta-feira (5), o leilão do Túnel Imerso Santos-Guarujá, primeiro projeto submerso do Brasil. A companhia apresentou o maior percentual de desconto sobre a contraprestação que será paga pelo Governo de São Paulo.
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A empresa será responsável pela construção e operação da obra, considerada histórica para a mobilidade da Baixada Santista. O túnel vai ligar as cidades de Santos e Guarujá, reduzindo o tempo de travessia , que hoje pode ultrapassar uma hora, para até cinco minutos.
O projeto está pronto e prevê três faixas de rolamento em cada sentido, incluindo uma exclusiva para a passagem de veículo leve sobre trilhos. Também haverá espaço para pedestres e ciclistas. A previsão é que a obra fique pronta em 2030.
O investimento total estimado é de R$ 6,8 bilhões, dos quais até R$ 5,1 bilhões virão de aportes públicos, divididos entre Estado e União.
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Considerado estratégico para melhorar a integração entre os municípios, o projeto deve agilizar o escoamento de cargas no Porto de Santos, além de facilitar o deslocamento diário de trabalhadores e moradores da região.
“Nós vamos ter uma obra sustentável. Uma obra que vai trazer mobilidade, uma obra que vai ter outros contornos, porque a gente não está falando só no transporte das pessoas. Estamos falando também do transporte da carga por meio dos veículos de carga. A gente está falando de uma coisa muito importante, transporte público", afirmou Tarcísio Freitas, governador de São Paulo, na abertura de consulta pública para a construção em 2024.
O governador também ressaltou que a parceria superou a polarização política. “Quanta sofisticação, quanta engenharia tem nisso, para a gente ter o direito de ter o primeiro túnel imerso do Brasil. Como foi dito, deixando questões políticas de lado, porque isso não tem interesse. O interesse do cidadão vem em primeiro lugar”, disse.
O vice-presidente Geraldo Alckmin também valorizou a importância da união em nome do país: “um túnel sempre tem dois lados e a obra começa pelos extremos, que se aproximam, e é quando eles se encontram no ponto de encontro que a obra se completa. Os opostos, quando convergem, é possível fazer não apenas um túnel, mas fortalecer o nosso país”.
O que é um túnel imerso?
Diferentemente de túneis escavados em profundidade, como os de metrô, o modelo imerso utiliza módulos de concreto pré-moldados. Essas peças são produzidas em uma doca seca, levadas por flutuação até o ponto de instalação e, em seguida, afundadas e encaixadas no leito do canal. O processo exige precisão para garantir vedação e estabilidade, que é reforçada com camadas de lastro.
Esse tipo de tecnologia já é utilizado em grandes obras na Europa e na Ásia, mas será aplicado pela primeira vez no Brasil.
Impactos esperados
O túnel deve melhorar a conexão entre Santos e Guarujá, cidades separadas pelo canal do porto, onde atualmente a travessia depende de balsas ou de um longo trajeto rodoviário. Além de encurtar o tempo de viagem, a expectativa é que a obra reduza o tráfego na região e aumente a eficiência logística do Porto de Santos, o maior da América Latina.