Túnel é montado em frente ao Itamaraty para receber presidente chinês
Chove fraco na capital do país durante visita de Xi Jinping ao Brasil
Soane Guerreiro
Gabriella Furquim
Um túnel foi montado em frente ao Palácio do Itamaraty para receber o presidente da China, Xi Jinping, nesta quarta-feira (20). A estrutura vai da pista da Esplanada dos Ministérios, passa pela tradicional passarela sobre o jardim de Burle Marx, e vai até a entrada da sede da diplomacia brasileira.
+ Lula e Xi Jinping assinam 37 acordos de cooperação em áreas como educação, saúde e turismo
O presidente chinês deve chegar ao local à noite, quando ocorrerá um jantar. Chove fraco em Brasília.
Mais cedo, Xi Jinping foi recebido por Lula no Palácio da Alvorada. Na ocasião, foram assinados 37 acordos.
Os acordos de cooperação, comerciais e de investimentos foram assinados nas seguintes áreas: agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura, indústria energia, mineração, finanças, ciência e tecnologia, comunicações, desenvolvimento sustentável, turismo, esportes, saúde, educação e cultura.
Lula e Jinping também realizaram a assinatura de uma declaração conjunta sobre a formação de comunidade de futuro compartilhado entre Brasil e China por mundo mais justo e um planeta mais sustentável.
A China ainda se comprometeu a fazer investimentos no Brasil na construção e obras de projetos que fazem parte do Novo Programa de Aceleração de Crescimento (Novo PAC). Em meio aos anúncios, Lula afirmou felicidade ao receber o chefe de estado chinês.
"Em um de seus ditados, Confúcio (pensador chinês) nos fala sobre a alegria de receber amigos de terras distantes. E esse o sentimento que tenho de receber o presidente Xi Jinping em visita de Estado, e retribuir hospitalidade que Janja e eu tivemos em Pequim ano passado", disse Lula.
Os dois presidentes concordaram em manter e ampliar comércio de produtos brasileiros de maior valor agregado. A China é a maior parceira comercial do Brasil desde 2009.