Três barragens estão em "nível de emergência", segundo governo do RS e Aneel
Classificação significa “risco de ruptura iminente” que exige providências para preservar vidas nas regiões vizinhas

SBT News
O governo do Rio Grande do Sul atualizou, neste sábado (11), a situação das barragens monitoradas após as fortes chuvas que atingiram o estado, e três delas seguem em “nível de emergência”, de acordo com a nota divulgada nesta tarde.
Esta classificação nos dados parciais divulgados significa que há “risco de ruptura iminente, que exige providências para preservar vidas” nas regiões vizinhas a essas estruturas.
De acordo com o monitoramento feito pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as barragens em nível de emergência são:
- PCH Salto Forqueta, em São José do Herval/Putinga
- Barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra
- Barragem Santa Lúcia, em Putinga
Ainda segundo a nota do governo gaúcho, outras três barragens estão em “nível de alerta”, quando “as anomalias representam risco à segurança da barragem, exigindo providências para manutenção das condições de segurança”. São elas:
- UHE 14 de Julho, em Cotiporã e Bento Gonçalves
- Barragem Capané, em Cachoeira do Sul
- Barragem São Miguel, em Bento Gonçalves
Existem ainda oito barragens que seguem em “nível de atenção”, que representa “anomalias que não comprometem a segurança da barragem no curto prazo, mas exigem monitoramento, controle ou reparo no decurso do tempo”. Essas são:
- UHE Bugres - Barragem Divisa, em Canela
- UHE Bugres - Barragem do Blang, em Canela
- UHE Canastra, em Canela
- PCH Furnas do Segredo, em Jaguari
- Barragem do Saibro, em Viamão
- Barragem A - Assentamento PE Tupy, em Taquari
- Barragem Filhos de Sepé, em Viamão
- Barragem do Assentamento PE Belo Monte, em Eldorado do Sul
Algumas barragens monitoradas pelas repartições públicas desceram para o nível de normalidade após as últimas inspeções. Foram elas:
- UHE Dona Francisca, em Nova Palma
- Barragem do Arroio Barracão, em Bento Gonçalves
Rio Grande do Sul enfrentará novo temporal no fim de semana
O estado do Rio Grande do Sul deve enfrentar um novo temporal. Segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), neste sábado (11) e no domingo (12), deve chover até 100 mm por dia, com ventos entre 60 a 100 km/h, aumentando o risco de queda de árvores, descargas elétricas e alagamentos.