Publicidade
Brasil

TRE-SP forma maioria para cassar mandato de Carla Zambelli por desinformação

Deputada do PL pode ficar inelegível por oito anos

Imagem da noticia TRE-SP forma maioria para cassar mandato de Carla Zambelli por desinformação
Carla Zambelli | Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Publicidade

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) formou maioria, nesta sexta-feira (13), para cassar o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por desinformação durante as eleições de 2022. O resultado do julgamento também pode torná-la inelegível por oito anos.

Com 4 votos a 0, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral e relator, desembargador Encinas Manfré, foi o primeiro a votar. Ele disse reconhecer a prática de abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação por parte da parlamentar no processo eleitoral.

+ Governo Lula já liberou R$ 7,6 bilhões em emendas para destravar pautas no Congresso

A sessão foi interrompida após um pedido de vista do processo. Enquanto tenta recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Zambelli continuará exercendo o cargo. Os efeitos da decisão só passam a ser válidos após o esgotamento dos recursos.

"Nada mudou! Vamos continuar fazendo um bom trabalho, pelas quase 1 milhão de pessoas que acreditam em mim. A Justiça de Deus está agindo e continuará agindo até o fim desse processo. Por enquanto, a maioria está formada, no sentido da minha cassação. Mas isso ainda pode ser revertido, com o pedido de vista que foi feito", disse Zambelli em comunicado.

A ação de investigação judicial eleitoral foi movida pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) em 2023. Se condenada, Zambelli perde o mandato e fica inelegível por oito anos, a partir de 2022.

+ STJ concede habeas corpus a jornalista perseguido por Carla Zambelli nas ruas de São Paulo

A deputada ainda é ré no Supremo Tribunal Federal (STF) por ter perseguido um homem com uma arma em São Paulo na véspera do segundo turno da eleição de 2022.

Publicidade

Assuntos relacionados

Carla Zambelli
Justiça
TRE
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade