Ano-Novo: banho de ervas para trazer boas energias é tradição em Belém
Em feira ao ar livre na capital paraense, milhares de pessoas buscam o banho de ervas para atrair coisas boas em 2025
SBT News
Com influências de diversas culturas e religiões, milhões de brasileiros costumam aproveitar a virada de ano para recorrer a uma série de rituais, simpatias ou superstições como forma de trazer boa sorte após a Terra completar uma volta completa em torno do sol. Em lugares no Norte do país, como Belém (PA), o banho de ervas está entre as crenças preferidas.
+ Belém do Pará passa por transformação para sediar COP30 em 2025
A dona de casa Sheila Almeida, por exemplo, acredita no poder das plantas e todos os anos, no dia 31 de dezembro, ela toma um banho de ervas. Um para limpar energias ruins e outro para trazer prosperidade.
“Para atrair dinheiro, atrair coisa boa [...] na hora que eu vou me arrumar, quando eu vou tomar meu banho, aí eu vou, tomo ele tudo legalzinho, aí depois eu vou embora para a rua. É para jogar as coisas de ruim para fora e trazer as coisas boas para a gente”, disse.
O banho de ervas é muitas vezes uma cultura ancestral, preparada e repassada entre gerações das famílias e também entre amigos e comunidades.
Em Belém (PA), um dos locais mais procurados para o banho de ervas é o Mercado “Ver o Peso”, a maior feita a céu aberto da América Latina. Milhares de pessoas que passam pelo local podem garantir o kit preparado com plantas amazônicas, que segundo a tradição, tem propriedades curativas e energéticas. Além de levar as ervas para a casa, no Ver o Peso o cliente tem a possibilidade de aproveitar para receber o banho no local, direto das mãos das erveiras.
“É o banho da prosperidade, atrai energia positiva, paz no lar, dinheiro e abre os caminhos. É tudo de bom”, disse a erveira Valmira Sousa.
O banho de ervas é apenas um dos muitos rituais de fim de ano, como pular sete ondinhas, escolher a cor da roupa para atrair aquilo que mais deseja para o ano, etc. Independentemente da tradição escolhida, a terapeuta alquimista floral Célia de Matos explica que o mais importante é a mentalidade.
"Através desses rituais você fortalece pontos de força, você fortalece suas virtudes, você consegue amenizar aqueles desafios que você está enfrentando. Então é super importante você fazer um ritual, mas com o coração e com a mente entregues para aquele momento”, disse.
“Não basta você utilizar a cor que estão indicando, não basta você utilizar a erva que tão mandando tomar o banho disso, banho daquilo se você não está conectado com aquilo que tá fazendo”, concluiu Célia.