Brasil

Trabalho por aplicativo cresce no Brasil e já representa 1,9% dos empregos no setor privado

Trabalhadores enfrentam jornadas acima da média no país; renda é 4,2% maior que a dos demais ocupados no setor

• Atualizado em
Publicidade

Em 2024, o Brasil contava com cerca de 1,7 milhão de pessoas trabalhando por meio de plataformas digitais, o que representa 1,9% da população ocupada no setor privado.

Segundo dados do IBGE, a renda média mensal desses trabalhadores “plataformizados” foi de R$ 2.996 — valor 4,2% superior à média dos demais ocupados no setor privado, que ganhavam cerca de R$ 2.875 por mês.

Apesar da remuneração ligeiramente maior, os trabalhadores de plataformas registraram uma jornada média de 44,8 horas semanais. Esse número é 5,5 horas superior à média dos trabalhadores não-plataformizados, cuja carga horária foi de aproximadamente 39,3 horas por semana.

+ Prefeitura do Rio lança programa inédito para monitorar motociclistas de aplicativo

+ Modelo de zona azul de Gramado seria ideal para substituir flanelinhas no RJ

O crescimento desse tipo de ocupação teve início em 2020, impulsionado pela pandemia de covid-19, especialmente com os serviços de entrega. Posteriormente, com a flexibilização das medidas de isolamento, houve um aumento no número de motoristas de aplicativos.

Muitos encontraram nesses serviços uma forma de renda diante da falta de emprego formal: Você tinha o carro, mas não tinha o emprego, e a empresa de aplicativo oferecia um 'bem bolado': eu forneço o aplicativo e você utiliza o seu carro.

Atualmente, o fenômeno também se conecta com o alto índice de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos. Nessa faixa etária, 20,5% das pessoas não conseguem inserção no mercado formal. Para muitos, o trabalho por aplicativo tem sido uma saída para garantir o sustento.

Apesar de representar uma revolução tecnológica, esse modelo de trabalho também reflete os desafios do desemprego. É uma alternativa positiva para quem precisa gerar renda, mas ainda está longe de ser uma solução definitiva para a informalidade no país.

Publicidade

Assuntos relacionados

Aplicativo
Motorista
trabalho
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade