Torcedores ficam no prejuízo após cancelamento de pacotes para final da Libertadores
Clientes da Outsider Tours, especializada em grandes eventos esportivos, denunciam cancelamentos de última hora e falta de reembolso antes da final em Lima
SBT Brasil
A expectativa pela final da Copa Libertadores é grande. Mas, independentemente de quem vença o jogo, centenas de torcedores dos dois times já enfrentam frustração. Eles compraram pacotes com uma agência de turismo para viajar a Lima, mas a viagem foi cancelada e muitos ficaram no prejuízo.
A poucos minutos do embarque, a alegria de torcedores que embarcavam no Aeroporto Internacional do Rio contrastava com a frustração de centenas de outros torcedores — do Flamengo e também do Palmeiras. Todos são clientes da Outsider Tours, agência especializada em vender pacotes para grandes eventos esportivos.
Torcedores reclamam que foram surpreendidos, em cima da hora, com o cancelamento da viagem para a capital peruana, onde assistiriam à final da Libertadores. Além disso, afirmam que não conseguem informações sobre o reembolso.
A médica Patrícia D’Assunção perdeu 30 mil reais. Era para ela ter embarcado na quinta-feira, em Guarulhos, com a filha. A viagem seria uma homenagem ao pai da menina, que enfrenta uma doença grave. “Não tem dinheiro que pague ver a tristeza deles com malas que já estavam prontas para o embarque, ontem, e que não aconteceu. Era uma viagem pra contar uma história”, conta.
As denúncias se repetem, sempre sobre a contratação de voos, hotel e transfer que não se confirmaram. Foram várias tentativas de contato com a Outsider, sem sucesso.
Segundo a Confederação Sul-Americana de Futebol, a Outsider não foi autorizada a comercializar qualquer produto relacionado à final da Libertadores. Já o Procon do Rio de Janeiro, diante das denúncias, determinou a suspensão da venda de pacotes e ingressos, além da proibição da veiculação de campanhas relacionadas ao jogo em Lima.
O Procon cobrou explicações. O prazo terminou nesta sexta-feira e, como a Outsider não se manifestou, foi multada em cento e cinco mil e oitocentos reais.
“Quando uma empresa anuncia ingressos e a própria organizadora do evento diz que aquilo não existe, isso é uma violação clara do dever de informação e gera um dano coletivo enorme”, explica Gutemberg Fonseca, secretário de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro.
O sócio e diretor da Outsider, Fernando Sampaio, negou o problema, disse que está atendendo os clientes e responsabilizou a companhia aérea Sky pelos voos cancelados. Só no Rio, a empresa é alvo de quase duzentos processos. Em 2022, o SBT Brasil mostrou o desespero de flamenguistas que não conseguiram embarcar para a final da Libertadores daquele ano, no Equador, por problemas com a mesma agência.









