Temporal com vento e granizo causa estragos em duas cidades no RS
Em Vacaria, uma retroescavadeira teve de ser usada para liberar ruas cobertas de gelo; fortes ventos fizeram telhados de casas voarem

SBT News
Uma forte chuva de granizo atingiu as cidades de Vacaria e Sananduva, no Rio Grande do Sul, na tarde desta terça-feira (15), destelhando casas e provocando danos nas coberturas de residências.
Em Vacaria, o fenômeno começou por volta das 14h30 e durou cerca de 20 minutos. As ruas ficaram brancas, num cenário que lembra neve. O volume de gelo foi tão grande que uma retroescavadeira precisou ser usada para liberar as ruas.

Ao menos 120 casas foram danificadas em bairros como Cohab, Municipal, Vitória, Imperial e Mauá. A Defesa Civil distribuiu lonas para as famílias atingidas. Apesar dos estragos, não houve feridos nem desalojados.
Segundo Mateus Hasse, coordenador da Defesa Civil de Vacaria, um cadastro será aberto nesta quarta-feira (16) para a distribuição de telhas. "A gente distribuiu lonas em um primeiro momento e está fazendo o levantamento da questão dos telhados. Não tivemos vítimas nem desalojados. A Defesa Civil se coloca à disposição da população", afirmou.
Em Sananduva, a Defesa Civil estima que 90 residências foram atingidas por granizo e cerca de 400 pessoas foram afetadas.

Além das pedras de gelo, os ventos fortes provocaram estragos. Algumas casas tiveram telhados arrancados. Os bombeiros distribuíram lonas emergenciais e a prefeitura iniciou o levantamento dos danos.
