Tempestade tropical atinge RS e SC e pode evoluir para furacão
Neste século, o país registrou somente quatro episódios de tempestades tropicais na costa do Brasil
Derick Toda
Santa Catarina e o Rio Grande do Sul podem ser atingidos por um furacão depois de uma tempestade tropical se formar na costa Sul do Brasil, entre o final de domingo (18) e as primeiras horas desta segunda-feira (19).
Segundo a Defesa Civil dos estados, o fenômeno climático segue se deslocando para alto mar com risco baixo para moderado de alagamentos e deslizamentos, em SC, e poucas chances de ocorrências no RS.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Para ser considerado furação, os ventos da tempestade precisam passar dos 119km/h, de acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, em inglês).
Esse é um dos raros episódios que o Brasil registra e sofre uma tempestade tropical, acompanhada de um ciclone, sendo esse o estágio anterior para a formação de um furacão.
Uma vez identificada uma tempestade subtropical ou tropical, a Marinha passa a classificá-la conforme a sua potência a partir de nomes previstos em uma lista da força militar.
+Incêndio de grandes proporções atinge galpão no Porto de Santos (SP)
Neste caso, esta tempestade recebe o primeiro nome da lista de ciclones e passa a ser denominado tempestade tropical Akará, que é uma espécie de peixe da língua Tupi.
O país registrou somente quatro episódios de tempestades tropicais na costa do Brasil neste século.
Em 2004, quando o estágio tropical passou a ser o furacão Catarina.
+Há 10 anos, Facebook comprava o WhatsApp; relembre a trajetória do app
No ano de 2010, o evento climático gerou discussão entre especialistas. Acadêmicos o classificaram como uma intempérie subtropical, mas meteorologistas da Metsul e especialistas americanos em ciclones entendem que o Brasil sofreu a tempestade tropical, que foi nomeada de Anita.
Recentemente, em fevereiro de 2021, a tempestade tropical 01Q, não nomeada pela Marinha e classificada pela NOOA, atuou sem causar danos no litoral gaúcho e em parte do Uruguai.
Um mês depois, uma tempestade tropical nomeada de Iba atingiu a costa brasileira, na Bahia, a partir da formação de um sistema de baixa pressão após a passagem de uma frente fria. O estado não sofreu estragos.
* Com informações da SCC10