Tacacá, cupuaçu e castanha: panetone ganha sabores diferentes no norte do país
Ingredientes típicos da região caíram na graça do público e fazem sucesso nas vendas de Natal
Ana Flávia Oliveira
Um dos produtos mais tradicionais do Natal, o panetone ganhou novos sabores no norte do país. Culinaristas da Amazônia criaram recheios com ingredientes típicos da região - como cupuaçu, tucumã e castanha.
A culinarista Inês Monteiro tem mais de 30 anos dedicados à arte de cozinhar. A experiência levou à inovação: ela adicionou à tradicional receita italiana recheios com sabores típicos da região amazônica, criando panetones com cupuaçu, castanha, banana pacovã e tacacá, dentre outros sabores regionais.
O ingrediente amazônico é só mais um detalhe numa etapa de produção que exige cuidados que vão desde a fermentação adequada até o embalo do produto. E o resultado final caiu na graça do público: as encomendas não param de chegar.
"Aqui no norte, nós temos uma variedade de produtos regionais - não só os doces, mas os salgados também. Por que não mostrar pro mundo? Eu tenho encomendas pro Brasil inteiro", diz Inês.
Em uma tradicional loja de chocolates, que há mais de 20 anos usa os ingredientes amazônicos como recheio de doces, os novos panetones com sabores regionais também fizeram sucesso. Lá, eles são vendidos, em média, por R$ 75 reais.