Brasil

STF autoriza abertura de inquérito contra Silvio Almeida, suspeito de assédio sexual

Inquérito aberto por André Mendonça apura denúncias enquanto Almeida ainda era ministro dos Direitos Humanos

Imagem da noticia STF autoriza abertura de inquérito contra Silvio Almeida, suspeito de assédio sexual
Silvio Almeida | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de um inquérito pela Polícia Federal para apurar as denúncias de assédio sexual contra o ex-ministro dos Direitos Humanos e Cidadania Silvio Almeida.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

O ministro do STF André Mendonça entende que o caso deve tramitar na Corte porque as acusações ocorreram quando Silvio Almeida era ministro de estado. Almeida foi demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 6 de setembro, um dia depois que as acusações de assédio sexual vieram à tona.

No mesmo dia, a Polícia Federal começou a investigar o caso. A organização Me Too, que combate a violência contra mulheres, afirmou ter recebido dez acusações contra o também professor universitário e advogado.

As denúncias foram levadas pelas mulheres que teriam sido vítimas. Elas tiveram sigilo dos atendimentos psicológico e jurídico. O Me Too relatou "dificuldades em obter apoio institucional para a validação" dos relatos. De acordo com as acusações, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está entre as mulheres assediadas, mas ela não confirmou a informação.

Em nota, o ex-ministro disse repudiar “com absoluta veemência” as acusações, às quais ele se referiu como “mentiras” e “ilações absurdas” com o objetivo de prejudicá-lo.

Últimas Notícias