SP: veja o que abre e o que fecha no feriado da Proclamação da República
Estado contará com serviços reduzidos; rodízio de veículos ficará suspenso na capital
O feriado da Proclamação da República, comemorado nesta sexta-feira (15), irá alterar o horário de funcionamento da maioria dos estabelecimentos em São Paulo. Na capital, o rodízio de veículos será suspenso, voltando apenas na segunda-feira (18).
Confira abaixo o que abre e o que fecha durante o feriado:
Bancos
Não haverá atendimento nas agências bancárias hoje. Como alternativa, os clientes podem utilizar os caixas eletrônicos ou canais digitais. Para quem tem contas de consumo – água, energia e telefone – e carnês com vencimento para o dia, os débitos poderão ser pagos sem acréscimo no próximo dia útil ao feriado, que será na segunda-feira.
As transações via Pix ocorrerão normalmente no período. Demais compensações bancárias, incluindo a TED, serão efetivadas no dia útil seguinte ao feriado.
Poupatempo
Os postos do Poupatempo ficarão fechados no estado, mas continuarão disponibilizando serviços por meio dos canais digitais, como site e totens de autoatendimento. As agências voltarão a funcionar no sábado (16), mas o atendimento será realizado apenas com agendamento prévio – feito por meio do site da entidade.
Transporte Público
- CPTM: a operação das cinco linhas de trens no dia 15 de novembro será semelhante à de um domingo, com intervalo médio de até 35 minutos, e com trens reservas em caso de aumento no fluxo de passageiros.
- EMTU: os ônibus, que circulam nas cinco regiões metropolitanas do Estado, também funcionarão com programação horária de domingos.
- Metrô: a operação de hoje será semelhante à de um domingo e haverá monitoramento para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda. Na Linha 15-Prata, as operações serão realizadas com velocidade reduzida das 4h40 às 13h devido aos testes no sistema de sinalização e controle dos trens.
Saúde
Durante o feriado, os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos. Já os postos de doação da Pró-Sangue terão atendimento apenas nos postos Clínicas e Mandaqui, das 8h às 16h.
Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), o Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), por outro lado, não funcionarão neste feriado. As Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) e as unidades da Farmácia Dose Certa também não terão expediente hoje.
Sabesp
Todas as agências de atendimento presencial da Sabesp estarão fechadas no feriado de 15 de novembro. A Central de Atendimento Telefônico (195 e 0800 055 0195), no entanto, continuará funcionando, bem como o atendimento automatizado pelo WhatsApp ([11] 3388 8000), que atende por mensagem de texto 24 horas todos os dias.
Bom Prato
O Programa Bom Prato abrirá 30 das 75 unidades fixas distribuídas pelo estado. No final de semana de 16 e 17 de novembro, algumas destas unidades estarão fechadas para manutenção. Na segunda-feira (18), os restaurantes voltam a funcionar normalmente.
Instituições culturais
Durante o feriado, todos os museus da capital paulista estarão abertos, exceto o Museu das Favelas. O mesmo é válido para os museus no interior. Os horários de funcionamento dos parques urbanos, por sua vez, podem ser consultado por neste link.