Semana de Inovação 2025 terá foco em mudanças climáticas e saúde pública
Evento será realizado entre 30 de setembro e 2 de outubro; inscrições já estão abertas

Jessica Cardoso
A Semana de Inovação 2025 vai discutir os impactos das mudanças climáticas e propor soluções práticas voltadas à sustentabilidade, saúde e gestão pública.
O evento ocorre entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, de forma presencial, na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília. Também terá transmissão on-line. As inscrições já estão abertas no site do evento.
Com o tema “Um Planeta, Uma Chance: Inovar para um Futuro Possível”, a programação inclui mais de 500 horas de atividades, entre palestras, mesas redondas e vivências. Entre os temas abordados estão hortas comunitárias na prevenção de doenças, agroflorestas no SUS, fitoterápicos, saúde indígena e estratégias para emergências climáticas.
As atividades fazem parte da seleção da chamada pública de 2025 e envolvem debates com especialistas, servidores públicos e pesquisadores. A proposta é conectar inovação com os desafios ambientais e sociais do país.
A programação será baseada em cinco eixos temáticos:
- Comportamento, educação e cultura para a sustentabilidade;
- Transformação da gestão pública para um desenvolvimento responsável;
- Novos paradigmas para a regeneração e resiliência;
- Tecnologias para um novo amanhã; e
- Territórios e ecossistemas verdes e azuis.
O evento é realizado pela Enap em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o Ministério do Meio Ambiente e o Tribunal de Contas da União.